Projetos que beneficiam deficientes têm pareceres favoráveis

A Comissão de Trabalho, da Previdência e da Ação Social aprovou, nesta terça-feira (02/12/2003), pareceres de 1º turn...

02/12/2003 - 17:29
 

Projetos que beneficiam deficientes têm pareceres favoráveis

A Comissão de Trabalho, da Previdência e da Ação Social aprovou, nesta terça-feira (02/12/2003), pareceres de 1º turno favoráveis a dois projetos que beneficiam os portadores de deficiência física, visual ou com mobilidade reduzida. O Projeto de Lei (PL) 902/2003, do deputado Doutor Viana (PFL), que estabelece diretrizes para o acesso de deficientes físicos a espaços públicos no Estado, recebeu parecer pela aprovação com as emendas nº 1 e 2 da Comissão de Constituição e Justiça. Já o Projeto de Lei (PL) 953/2003, do deputado Luiz Fernando Faria (PSDB), determina a destinação de recursos do Estado para adaptações necessárias nos prédios públicos a fim de melhorar o acesso para deficientes físicos. O relator das duas proposições foi o deputado Alberto Bejani (PTB).

Outra proposição que recebeu parecer favorável, na forma de substitutivo nº 1, foi o PL 817/2003, do deputado João Bittar (PL), que institui o selo "Empresa Incentivadora do Primeiro Emprego" no Estado. O substitutivo apresentado pela relatora da matéria, deputada Marília Campos (PT), estabelece a mudança da palavra "selo" para "medalha". Também foi retirada a exigência de que a condecoração seja entregue na presença do presidente do Conselho Estadual do Idoso, por se tratar de assunto referente à proteção dos jovens.

A comissão optou ainda pela rejeição do PL 814/2003, do deputado Célio Moreira (PL), que estende aos portadores de coagulopatias e hemoglobinopatias a proteção dada ao deficiente físico pela Lei nº 13.465/2000. Segundo o parecer do relator, deputado Biel Rocha (PT), "esse é um projeto bem intencionado, porém, a lei citada já garante esse tipo de benefício".

Foi adiada a votação do Projeto de Lei 962/2003, do deputado Weliton Prado (PT), que determina a aplicação dos recursos do Fundo Estadual de Assistência Social preferencialmente nos municípios com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de até 0,5. A comissão aprovou ainda outros 13 projetos de lei e sete requerimentos que dispensam a apreciação do Plenário.

Presenças - Participaram da reunião o deputado Alberto Bejani (PTB), presidente; a deputada Marília Campos (PT), vice; e os deputados Biel Rocha (PT) e Doutor Viana (PFL).

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715