Tratamento da mídia às ações do MST é tema de paletra na Assembléia

A cobertura telejornalística das ações do Movimento Sem Terra (MST) será tema de uma palestra na Assembléia Legislati...

20/11/2003 - 18:19
 

Tratamento da mídia às ações do MST é tema de paletra na Assembléia

A cobertura telejornalística das ações do Movimento Sem Terra (MST) será tema de uma palestra na Assembléia Legislativa de Minas Gerais, na próxima segunda-feira (24/11/2003), dentro da programação do Fórum Técnico "Reforma Agrária em Minas: Impasses e Perspectivas". O professor Fernando Lattman-Weltman, da PUC-RJ e da Fundação Getúlio Vargas, vai apresentar a palestra "Ordem privada, ação coletiva e projetos civilizatórios 'virtuais': a cobertura do MST na TV". Weltman vai apresentar o estudo que fez no Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC), analisando matérias veiculadas pela televisão brasileira entre julho e agosto de 1997. O evento será no Auditório, às 18h30.

O trabalho busca identificar os principais enfoques na cobertura feita pela mídia dos conflitos políticos e o tipo de narrativa utilizado nas matérias sobre o Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra. Segundo Lattman-Weltman, "o MST tem desafiado o status quo brasileiro atual, propondo-se a romper os limites da legalidade para forçar, principalmente, a redistribuição da propriedade fundiária no Brasil, através da reforma agrária".

O Fórum Técnico sobre reforma agrária começa no dia 24 e vai até o dia 26, na Assembléia Legislativa.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715