Problemas de hospitais do Barreiro serão discutidos na Alemg

Problemas em hospitais da região do Barreiro, em Belo Horizonte, serão o tema da reunião da Comissão da Saúde da Asse...

18/11/2003 - 11:22
 

Problemas de hospitais do Barreiro serão discutidos na Alemg

Problemas em hospitais da região do Barreiro, em Belo Horizonte, serão o tema da reunião da Comissão da Saúde da Assembléia de Minas, na próxima quinta-feira (20/11/2003). Serão discutidos a possibilidade de suspensão do atendimento pelo SUS do Hospital São Paulo e o risco de fechamento do serviço de fisioterapia do Hospital Júlia Kubitschek. A reunião será no Plenarinho I, a partir das 9h30, e atende a requerimento do deputado Célio Moreira (PL).

Segundo informações apuradas pelo gabinete do deputado Célio Moreira, o Júlia Kubitschek deixou de oferecer o serviço de fisioterapia para o público externo em maio deste ano. Desde então, apenas os pacientes já internados no hospital são atendidos pelo serviço. A diretoria do hospital, que pertence à rede Fhemig, alega que o atendimento foi limitado porque funcionava precariamente e sem credenciamento. Outro problema enfrentado pelo hospital é a carência de equipamentos e médicos, além da falta de máscaras para os funcionários em contato com pacientes tuberculosos, conforme denúncia recebida pelo gabinete de Célio Moreira.

Já o Hospital Infantil São Paulo enfrenta a ameaça de fechamento de seu pronto-socorro. De acordo com informações do gabinete de Célio Moreira, a Secretaria Municipal de Saúde anunciou, no final de 2002, sua intenção de suspender o atendimento de urgência do hospital. Criado há 35 anos, o Hospital São Paulo atende mensalmente cerca de 4 mil pacientes pelo SUS e outros 2 mil por meio de convênios.

Foram convidados para a reunião o secretário de Estado da Saúde, Marcus Pestana; o secretário municipal de Saúde de Belo Horizonte, Helvécio Magalhães; o vereador de BH José Domingos (PTC); o diretor-presidente do hospital Júlia Kubitschek, José Maria Bastos Filho; o diretor do Hospital São Paulo, Antônio Nestor de Oliveira Filho; e a presidente do Conselho de Saúde do Hospital Júlia Kubitschek, Maria Geralda Fernandes Carvalho.

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715