Presidente da Alemg fala sobre os 180 anos do Congresso Nacional

O presidente da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, deputado Mauri Torres (PSDB), afirmou nesta quinta-feira (13/...

13/11/2003 - 17:03
 

Presidente da Alemg fala sobre os 180 anos do Congresso Nacional

O presidente da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, deputado Mauri Torres (PSDB), afirmou nesta quinta-feira (13/11/2003), dia das comemorações dos 180 anos do Poder Legislativo no Brasil, que o exame desses quase dois séculos de história aponta numa só direção: "o Congresso Nacional é, certamente, entre as instituições democráticas, a que permite o mais amplo debate das questões políticas, sociais e econômicas. É a representação máxima, a mais legítima, a mais inquestionável, da diversidade de nosso país e da sociedade brasileira. É o Poder mais transparente e o mais acessível".

Segundo ele, o Legislativo é o espaço privilegiado da defesa incansável dos princípios democráticos, da convivência das diferenças, da justiça social, do direito à opinião. Mauri Torres ressaltou que o Congresso viveu momentos difíceis nesses 180 anos, mas soube superá-los e avançar, sendo que, atualmente, vive um período de grande abertura para a sociedade e é um espaço privilegiado da manifestação da população. "O Legislativo mineiro é parte dessa história, como representação máxima da sociedade de nosso estado. Hoje, a Assembléia de Minas Gerais empenha-se na discussão e elaboração de leis e mantém um relacionamento cada vez mais próximo com a sociedade civil, que participa cotidianamente das atividades do Poder."

O presidente da Assembléia disse, ainda, ser importante que a sociedade participe e acompanhe sempre, e cada vez mais, o Poder Legislativo. Ele defendeu a presença da sociedade, dos eleitores, junto a seus representantes, como condição fundamental para que os trabalhos legislativos sejam o reflexo fiel dos interesses da sociedade.

Mauri Torres salientou que o Brasil não seria o mesmo sem a biografia de grandes homens que forjaram sua vida nas tribunas do Legislativo e deixaram sua marca na Câmara ou no Senado, como Afonso Arinos, Santiago Dantas, José Maria Alkmin, Gustavo Capanema, Tancredo Neves, Ulysses Guimarães, Teotônio Vilela e muitos outros. "Em nome da Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais, presto minhas homenagens a todos os parlamentares que escreveram e escrevem a história do Congresso Nacional e do Brasil."

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715