Técnico do IEF explica irregularidades em corte de árvores

O depoimento do técnico do Instituto Estadual de Florestas (IEF) Marcos Cézar Ferreira, sobre o corte irregular de ár...

11/11/2003 - 15:25
 

Técnico do IEF explica irregularidades em corte de árvores

O depoimento do técnico do Instituto Estadual de Florestas (IEF) Marcos Cézar Ferreira, sobre o corte irregular de árvores nos municípios de São João do Manteninha e Nova Belém, na região leste de Minas, convenceu os integrantes da Comissão de Segurança Pública da Assembléia, durante reunião nesta terça-feira (11/11/2003). Os deputados queriam saber o posicionamento do IEF diante do fato de as prefeituras dessas cidades terem recebido autorização para cortar árvores em um local e o terem feito em outro.

O técnico disse que, em novembro de 2002, assinou a autorização para que uma árvore de peroba fosse derrubada em uma fazenda de São João do Manteninha. Mas a polícia florestal constatou que a prefeitura usou o documento para realizar o corte de outras cinco. Situação semelhante ocorreu em Nova Belém. Ferreira disse que, constatada a irregularidade, o IEF autuou os infratores e enviou toda a documentação para o Ministério Público.

O deputado Sargento Rodrigues (PDT), presidente da comissão, questionou o fato de o técnico exercer, além de suas funções no IEF, o cargo de secretário municipal de Agricultura de Mantena. Ferreira confirmou, mas esclareceu que não recebe qualquer remuneração por isso. Apesar da dúvida de Sargento Rodrigues quanto à legalidade dessa situação, o deputado Alberto Bejani (PTB) afirmou que, como a atividade de secretário exercida pelo técnico não é remunerada, não há nada errado.

Após os esclarecimentos prestados, Marcos Ferreira fez denúncias contra um cabo que, segundo ele, seria o líder político de Sargento Rodrigues na região de Mantena. De acordo com o técnico, o cabo Cléber Bragança estaria utilizando o seu poder de polícia para intimidar desafetos e beneficiar-se economicamente. Ferreira acusou o cabo de fiscalizar rigorosamente algumas pedreiras, mas sequer incomodar a pedreira Toledo, da qual retiraria brita para revender.

Os deputados Sargento Rodrigues e Leonardo Moreira (PL) responderam que vão enviar um ofício ao Comando Geral da Polícia Militar solicitando a instalação de uma sindicância para apurar as denúncias. No entanto, avisaram ao técnico do IEF que o ônus da prova cabe ao denunciante.

O deputado Ermano Batista (PSDB) ressaltou que o IEF tem prestado relevantes serviços à região de Mantena e teceu elogios ao técnico Marcos Ferreira. Ele ponderou ainda que talvez o assunto tratado na reunião fosse mais adequado para ser debatido na Comissão de Meio Ambiente e Recursos Naturais.

Requerimentos - Três requerimentos foram aprovados na reunião: do deputado Doutor Ronaldo (PDT), solicitando reunião conjunta com a Comissão de Meio Ambiente para dar continuidade à apuração das denúncias de corte irregular de árvores, tratadas na reunião desta terça; do deputado Alberto Bejani, solicitando o envio de ofício à Promotoria Especializada do Meio Ambiente, pedindo providências para a apuração das mesmas denúncias; e do deputado Leonardo Moreira, pedindo o envio das notas taquigráficas da reunião à Promotoria Especializada do Meio Ambiente para que sejam tomadas providências quanto às denúncias apresentadas pelo técnico do IEF.

Presenças - Participaram da reunião os deputados Sargento Rodrigues (PDT), presidente; Alberto Bejani (PTB), vice; Leonardo Moreira (PL); Rogério Correia (PT); Zé Maia (PSDB); Ermano Batista (PSDB); e Célio Moreira (PL), além do técnico do IEF Marcos Cézar Ferreira e da procuradora do órgão, Daniela Gomes de Assis.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715