Projeto analisado proíbe avaliação do ensino religioso

A Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia aprovou, nesta quarta-feira (5/11/2003), parecer de 1º turno fa...

05/11/2003 - 12:29
 

Projeto analisado proíbe avaliação do ensino religioso

A Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia aprovou, nesta quarta-feira (5/11/2003), parecer de 1º turno favorável ao Projeto de Lei (PL) 478/2003, do deputado Antônio Genaro (PL), que dispõe sobre proibição de avaliação do ensino religioso nas escolas públicas de ensino fundamental do Estado. O relator, deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), opinou pela aprovação do projeto em sua forma original. Segundo a proposição, o ensino religioso, disciplina de matrícula facultativa, não poderá sofrer nenhuma espécie de avaliação que resulte em aprovação para a série subseqüente do aluno nela matriculado.

Outros três pareceres foram aprovados, entre eles o relativo ao PL 320/2003, do deputado Leonardo Quintão (PMDB), que institui o prêmio Paulo Freire de Criatividade no ensino da rede pública estadual. O projeto recebeu parecer favorável, na forma do substitutivo nº 1, da Comissão de Constituição e Justiça, com a emenda nº 1. Esse substitutivo, além de sanar alguns vícios, dá redação adequada ao projeto, sintonizando-o com a técnica legislativa. A emenda, apresentada pela Comissão de Educação, acrescenta ao artigo 1º o seguinte parágrafo único: "Não serão beneficiados os projetos relacionados à alfabetização". Isto porque, segundo o relator, deputado Dalmo Ribeiro Silva, já está em vigor o prêmio Lúcia Casasanta, instituído pela Secretaria de Estado da Educação, que homenageia professores da rede pública de ensino fundamental que se dedicam à alfabetização.

Recebeu parecer favorável, sem emendas, da deputada Ana Maria Resende (PSDB), o PL 623/2003, do deputado Alencar da Silveira Jr (PDT), que institui o Dia dos Jipeiros, a ser comemorado em 4 de abril. Outro parecer favorável aprovado, também sem emendas, foi o relativo ao PL 1.108/2003, do deputado Leonardo Quintão, que institui o Dia do Genealogista Mineiro, a ser comemorado em 20 de novembro. O parecer, do deputado Sidinho do Ferrotaco (PSDB), foi lido pelo deputado Dalmo Ribeiro Silva. Ambos foram aprovados.

Nomeação de diretor de escola - Foi aprovado também requerimento dos deputados Adalclever Lopes, Ivair Nogueira e José Henrique, todos do PMDB, e da deputada Maria Tereza Lara (PT), que solicita reunião para discutir e avaliar os critérios para a nomeação de diretores de unidades escolares em Minas Gerais. Os convidados serão anunciados em breve.

A comissão aprovou ainda três projetos de lei de utilidade pública e 23 proposições que dispensam a apreciação do Plenário.

Presenças - Participaram da reunião o deputado Adalclever Lopes (PMDB), presidente; a deputada Ana Maria Resende (PSDB), vice-presidente; e os deputados Leonídio Bouças (PTB), Weliton Prado (PT) e Dalmo Ribeiro Silva (PSDB).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715