FFO opina favoravelmente a projetos das Oscips, Codemig e PPP

O Projeto de Lei (PL) 8/2003, do deputado Leonardo Quintão (PMDB), que regulamenta a atuação das Organizações da Soci...

04/11/2003 - 17:28
 

FFO opina favoravelmente a projetos das Oscips, Codemig e PPP

O Projeto de Lei (PL) 8/2003, do deputado Leonardo Quintão (PMDB), que regulamenta a atuação das Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscips), recebeu, nesta terça-feira (4/11/2003), parecer de 1º turno favorável na Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária da Assembléia Legislativa de Minas. A comissão opinou pela aprovação do projeto na forma do substitutivo nº 2, da Comissão de Administração Pública, com a emenda nº 1, que apresentou. A emenda determina a divulgação do relatório de atividades e das demonstrações financeiras das Oscips "por meio eficaz", ao contrário do que propõe o substitutivo, que estabelece a publicação dessas informações em jornais de grande circulação. O relator da proposição é o deputado José Henrique (PMDB).

As Oscips são entidades sem fins lucrativos que desenvolvem projetos em áreas sociais, como educação, saúde e conservação do patrimônio histórico. Entre as alterações introduzidas pelo substitutivo no 2 estão a permissão para o Estado ceder servidores para as Oscips, a possibilidade de essas entidades assumirem a prestação de serviços tradicionalmente oferecidos pelo Poder Executivo e a fixação de normas específicas para os editais de seleção das propostas das Oscips.

O deputado Chico Simões (PT) registrou seu voto contrário ao parecer e anunciou que vai apresentar um novo substitutivo ao projeto em Plenário. Segundo ele, a proposição é privatizante e altamente prejudicial às políticas públicas do Estado.

Comig - Também recebeu parecer pela aprovação o PL 1.004/2003, do governador, que cria a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemig), substituindo a Companhia Mineradora de Minas Gerais (Comig) e ainda incorpora a Companhia de Distritos Industriais (CDI), a Turminas e a Codeurb. O projeto já havia recebido pareceres favoráveis das Comissões de Constituição e Justiça, de Administração Pública e de Turismo, Indústria e Comércio. O relator na Fiscalização Financeira, deputado Ermano Batista (PSDB), opinou pela aprovação do projeto com as emendas nº 1, da CCJ, e nºs 2 a 5, da Comissão de Administração Pública. O deputado Chico Simões também votou contra o parecer.

Projeto das parcerias público-privadas (PPP) está pronto para Plenário

O terceiro projeto analisado pela comissão foi o PL 889/2003, do governador, que cria as parcerias público-privadas (PPP). O relator, deputado Mauro Lobo (PSB), solicitou, pela manhã, a distribuição de avulsos (cópias) de seu parecer, que opinou pela aprovação da proposição na forma do substitutivo nº 1, da Comissão de Constituição e Justiça, com as emendas nº 1 e 2, da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas, e com as emendas nº 3 a 13, da Comissão de Administração Pública. Na parte da tarde, o parecer foi aprovado, com voto contrário do deputado Chico Simões (PT). Agora, a matéria, que tramita em regime de urgência, está pronta para ser apreciada pelo Plenário em 1º turno.

De acordo com o parecer, o PL 889/2003 "será benéfico às finanças estaduais, ao possibilitar parcerias em áreas antes afetas ao Estado, além de agilizar investimentos estruturais em nosso Estado, hoje tão carente deles".

Requerimento aprovado - Na reunião da tarde, a comissão aprovou também requerimento do deputado Chico Simões que solicita audiência pública para obter esclarecimentos sobre a venda de ações do capital social da Companhia Mineradora de Minas Gerais (Comig) para a empresa Solaris Company Limited, em 2001. Para isso, o deputado convida promotores da Coordenadoria de Defesa do Patrimônio Público. Outras autoridades poderão também ser chamadas, caso necessário.

Outro requerimento do deputado Chico Simões convida o secretário executivo do Procon estadual, Amauri Artimos da Mata, a participar de reunião que vai debater o PL 679/2003, nesta quarta-feira (5), às 10 horas, no Plenarinho IV. O projeto, do deputado Leonardo Moreira (PL), obriga as distribuidoras de combustíveis a colocar lacres eletrônicos nos tanques dos postos de combustíveis.

Presenças - Participaram da reunião da manhã os deputados Ermano Batista (PSDB), presidente; Chico Simões (PT); José Henrique (PMDB); Mauro Lobo (PSB); Antônio Carlos Andrada (PSDB); e Olinto Godinho (PSDB). À tarde, participaram os deputados Sebastião Helvécio (PDT) e Jayro Lessa (PL), além de Ermano Batista, José Henrique, Chico Simões e Mauro Lobo.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715