Direitos Humanos debate inclusão social de refugiados da África

Com o objetivo de avançar nas discussões sobre a criação de um programa mineiro de integração de refugiados, a Comiss...

03/11/2003 - 00:00
 

Direitos Humanos debate inclusão social de refugiados da África

Com o objetivo de avançar nas discussões sobre a criação de um programa mineiro de integração de refugiados, a Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa ouviu, nesta segunda-feira (3/11/2003), representantes de refugiados africanos no Brasil, de instituições de ensino e da Prefeitura de Belo Horizonte. O debate foi centralizado na questão educacional, mas o presidente da Associação dos Refugiados Africanos no Brasil (Arab), Manoel Fernando, explicou que a luta dos refugiados é no sentido de se buscar melhores condições de trabalho, moradia e saúde.

A gerente da Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump), Luciana Pedrosa, e a assessora da Universidade Católica, Rita Louback, mostraram que tanto a UFMG quanto a PUC já oferecem vagas em seus cursos para refugiados e procuram manter programas de manutenção desses alunos em seus cursos.

A dificuldade dos alunos em manter-se na escola foi levantada pela representante da Prefeitura de Belo Horizonte, Vânia Lúcia Ferreira Diniz. "É preciso garantir a eles também acesso a material didático, alimentação e até estadia", disse ela. A opinião foi compartilhada pela assistente jurídica da Visão Mundial, Maria Gorete Castro, que classificou os refugiados africanos como um exemplo para todos. "São pessoas que, quando têm uma oportunidade, sabem valorizá-la", afirmou.

O deputado Durval Ângelo (PT), que presidiu a reunião, citou a tramitação, na Assembléia, do Projeto de Lei 272/2003, do deputado Paulo Piau (PP), que garante 40% das vagas nas universidades do Estado a pessoas carentes. Ele lamentou a ausência de muitos convidados para a reunião desta segunda-feira e combinou com os demais presentes a realização de uma nova audiência, a ser realizada na Secretaria Municipal dos Direitos de Cidadania, da Prefeitura de Belo Horizonte, na próxima segunda-feira, às 16 horas, para a qual serão convidadas as mesmas entidades, além da Fiemg, Delegacia Regional do Trabalho e outras.

Presenças - Participaram da reunião o deputado Durval Ângelo (PT), o presidente da Arab, Manoel Fernando, a assistente jurídica da Visão Mundial, Maria Gorete Castro, a diretora interina de Relações Internacionais da PUC Minas, Rita Louback, a assistente social da Fump, Luciana Pedrosa, e a coordenadora para Assuntos da Comunidade Negra da PBH, Vânia Lúcia Ferreira Diniz.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715