Projeto garante atendimento preferencial em supermercados

A Comissão do Trabalho, da Previdência e da Ação Social aprovou, nesta terça-feira (28/10/2003), parecer de 2º turno ...

28/10/2003 - 00:00
 

Projeto garante atendimento preferencial em supermercados

A Comissão do Trabalho, da Previdência e da Ação Social aprovou, nesta terça-feira (28/10/2003), parecer de 2º turno favorável ao Projeto de Lei 25/2003, do deputado Jayro Lessa (PL), que garante atendimento preferencial em supermercados a pessoas aposentadas por invalidez, com mais de 60 anos de idade, portadoras de deficiência física, mulheres grávidas e lactantes e doentes graves.

O deputado Alberto Bejani (PTB), presidente da comissão e relator da matéria, apresentou duas emendas. A nº 1 substitui, no inciso IV do artigo 1º, a expressão "mulheres grávidas e lactantes" por "gestantes", dada a dificuldade de a mulher provar que está amamentando. A segunda emenda substitui "doentes graves" por "mulheres portando criança ao colo" no inciso V do mesmo artigo. Em sua justificativa, o relator considera a ausência de critérios para se decidir se uma pessoa está com doença grave. Além disso, pondera que "salvo melhor juízo, um doente grave não estaria fazendo compras em um supermercado".

A comissão aprovou ainda pareceres de 1º turno favoráveis a quatro projetos de lei. O PL 397/2003, do deputado João Leite (PSB), cria Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipas) nas escolas de ensino médio da rede pública. O relator, deputado Alberto Bejani, opinou pela aprovação da matéria na forma do substitutivo 1, da Comissão de Constituição e Justiça, que adapta a proposição à técnica legislativa.

O PL 801/2003, do deputado Biel Rocha (PT), teve como relatora a deputada Marília Campos (PT). A proposição determina a política estadual de qualidade ambiental ocupacional e de proteção da saúde do trabalhador a ser alcançada pelos órgãos públicos. Prevê ainda atribuições e procedimentos para as entidades do Poder Executivo. O projeto passou pela Comissão de Constituição e Justiça, tendo recebido um substitutivo que corrige alegadas incorreções do ponto de vista constitucional e de ordem técnico-legislativa. Marília Campos opinou pela aprovação do substitutivo com uma emenda, que determina que a lei será regulamentada pelo Poder Executivo em até 120 dias após sua publicação.

Já o PL 829/2003, do deputado Antônio Júlio (PMDB), recebeu parecer pela aprovação em sua forma original. A relatora também foi a deputada Marília Campos. A matéria obriga os restaurantes e bares do Estado a colocarem à disposição dos clientes cardápios em braile. O último projeto analisado foi o PL 365/2003, do deputado Bilac Pinto, atual secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, que institui o dia 12 de setembro como o "Dia da Adoção Infantil". Em seu parecer, o relator, deputado André Quintão (PT), também opinou pela aprovação do projeto na forma original.

Protesto contra policiamento excessivo na Fiat

O deslocamento de tropas e viaturas da Polícia Militar para a portaria da Fiat no último dia 20 de outubro foi considerado excessivo pela deputada Jô Moraes (PCdoB). Segundo ela, o ato teria causado revolta dos trabalhadores da empresa e dirigentes sindicais, que participavam de um ato de apoio às reivindicações dos metalúrgicos da CUT nacional. Por isso, a parlamentar apresentou um requerimento à comissão - aprovado - no sentido de que uma moção de protesto seja encaminhada ao governador Aécio Neves.

A comissão aprovou ainda um requerimento dos deputados André Quintão, Padre João, Marília Campos, Laudelino Augusto (todos do PT) e Alberto Bejani (PTB), solicitando informações às secretarias de Estado de Planejamento e Gestão e de Desenvolvimento Social e Esportes a respeito da situação atual das unidades da extinta Febem. Alberto Bejani salientou que, em Juiz de Fora, uma área da instituição encontra-se completamente abandonada.

Outros dois requerimentos foram aprovados: da deputada Marília Campos, solicitando uma audiência pública para analisar a terceirização da mão-de-obra na Caixa Econômica Federal; e da deputada Maria Tereza Lara (PT), pedindo que a Comissão de Participação Popular seja convidada a participar de uma audiência pública no próximo dia 4 de novembro para debater o projeto que institui o Estatuto do Portador de Necessidades Especiais.

Presenças - Compareceram à reunião os deputados Alberto Bejani (PTB), presidente; Marília Campos (PT),vice; André Quintão (PT); e Elmiro Nascimento (PFL).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715