Ouro Branco e Barbacena já recebem sinal da TV Assembléia

As cidades de Ouro Branco e Barbacena passaram a receber oficialmente, na última sexta-feira (24/10/2003), o sinal da...

24/10/2003 - 00:00
 

Ouro Branco e Barbacena já recebem sinal da TV Assembléia

As cidades de Ouro Branco e Barbacena passaram a receber oficialmente, na última sexta-feira (24/10/2003), o sinal da TV Assembléia. Agora já são 191 municípios mineiros em condição de sintonizar a emissora. Em Ouro Branco, a inauguração do canal UHF 47, em sistema aberto, ocorreu na Praça de Eventos de Ouro Branco. Representando a Assembléia Legislativa, participaram da cerimônia de inauguração os deputados Padre João (PT) e José Milton (PSDB). Em Barbacena a inauguração do canal UHF 58, também em sistema aberto, ocorreu no Anfiteatro do Campus São José da Universidade Presidente Antônio Carlos, com a presença dos deputados Antônio Carlos Andrada (PSDB) e Sebastião Helvécio (PDT), representando o presidente da Assembléia, deputado Mauri Torres (PSDB), além do reitor licenciado da universidade, deputado federal Bonifácio de Andrada.

Durante a solenidade de Ouro Branco, os deputados Padre João e José Milton ressaltaram que a TV foi a primeira emissora Legislativa do País a colocar em operação seu canal, em 30 de novembro de 1995. Para Padre João, a emissora, além de dar mais transparência ao Poder Legislativo, leva à população a discussão sobre os projetos do Executivo em tramitação na Casa, como os que criam e alteram taxas no Estado. Também participaram da inauguração o prefeito da cidade, Hélio Márcio Campos, vereadores e autoridades locais.

Em Barbacena, o deputado Antônio Carlos Andrada ressaltou a importância da emissora para a região. "A chegada do sinal da TV Assembléia em Barbacena contribui para uma melhor formação da cidadania da população local, já que possibilitará que todos tenham acesso direto às decisões do Poder Legislativo, sem intermediários". Estiveram presentes também o presidente da Câmara Municipal de Barbacena, Amarílio de Andrade, e o prefeito de Bias Fortes, César Henrique de Andrade, que representou os prefeitos da região.

Programação - A TV Assembléia mantém 18 horas diárias de programação com transmissões ao vivo e gravação, na íntegra, das reuniões do Plenário e das Comissões, dos Ciclos de Debate, Fóruns Técnicos, Seminários Legislativos, além dos cursos e ciclos de palestras promovidos pela Escola do Legislativo. Também são produzidos programas jornalísticos e debates em estúdio. O programa jornalístico "Repórter Assembléia" é o carro-chefe da programação, veiculando o que acontece na Assembléia e os principais fatos políticos do Estado.

A emissora é também um canal de participação, de prestação de serviços e de educação para a cidadania. A partir de 1998, a emissora passou a operar uma banda do satélite Brasilsat B3, o que permitiu a expansão de seu sinal. Isso possibilitou a chegada de suas imagens a outras cidades que operam sistema a cabo e vai permitir a expansão para todas as demais cidades mineiras, através de sinal aberto, em retransmissoras VHF e UHF.

Atualmente, 22 cidades recebem o sinal da tevê pelo sistema a cabo; e mais de 150 recebem a programação em sinal aberto.

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715