Projeto sobre detalhamento de conta telefônica tem parecer favorável

As operadoras de telefonia fixa do Estado de Minas Gerais podem ser obrigadas a discriminar, nas contas de telefone, ...

22/10/2003 - 15:09
 

Projeto sobre detalhamento de conta telefônica tem parecer favorável

As operadoras de telefonia fixa do Estado de Minas Gerais podem ser obrigadas a discriminar, nas contas de telefone, dados das ligações realizadas pelos usuários. O Projeto de Lei 316/2003, do deputado Leonardo Quintão (PMDB), que dispõe sobre o detalhamento das contas de telefone, recebeu parecer favorável da deputada Maria Tereza Lara (PT), relatora, aprovado pela Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte, nesta quarta-feira (22/10/2003).

A proposição pretende obrigar as empresas a discriminarem dados como: data, horário e duração da ligação, número discado, valor cobrado, modalidade e descrição do serviço prestado. Determina ainda que a conta deve vir anexada à uma tabela que informe os valores da tarifação, cuja inexistência desobrigará o usuário do pagamento. Segundo o parecer da deputada Maria Tereza Lara (PT), a Anatel, responsável pelo gerenciamento e fiscalização do serviço telefônico, tem se mostrado ineficiente no combate a abusos e na repressão das diversas irregularidades cometidas. Diante disso, se faz necessária a imposição de regras mais rígidas para conter os constantes abusos.

A relatora apresentou o substitutivo nº 1 que sana algumas irregularidades e aprimora o parágrafo único do artigo 3º do projeto, que desobriga o usuário do pagamento da conta caso a tabela de tarifação não seja apresentada. Dentre as mudanças propostas, o substitutivo nº 1 desobriga o usuário do pagamento da conta, até que a operadora forneça as informações necessárias, e sujeita as operadoras ao pagamento de multa, no valor de 200 Unidades Fiscais do Estado de Minas Gerais (Ufemg), pelo não-cumprimento do disposto na lei, por infração.

Deputada vai exigir do MP cumprimento da lei

No sentido de garantir a viabilização do projeto, a deputada Maria Tereza Lara (PT) apresentou dois requerimentos, aprovados pela comissão. Ela requer que seja enviado ofício ao Ministério Público e à Promotoria de Defesa do Consumidor para que se faça cumprir o disposto na Lei 14.090 de 06 de dezembro de 2001, que obriga as empresas prestadoras de serviço de telefonia fixa a instalarem aparelhos de medição de consumo nos telefones fixos. A deputada solicita, ainda, a realização de audiência pública para discutir aspectos da telefonia fixa em Minas Gerais, como: taxa de assinatura, medição e cobrança de impulsos e a cobrança de taxa interurbana entre municípios vizinhos.

Serão convidados: os gerentes de Planejamento e Acompanhamento a Ofertas de Serviço da Anatel, Harley de Souza Lima e Antônio Rodrigues da Silva Filho; o presidente da União dos Vereadores do Vale do Aço, vereador Sérgio Mendes Pires; o procurador-geral do Ministério Público Estadual, Nedens Ulisses Freire Vieira; o representante do Procom Estadual, Amauri Artimos da Matta; e o presidente da Telemar/MG.

Requerimentos - A comissão aprovou requerimento, do deputado Biel Rocha (PT), que solicita que seja enviado um ofício, à Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), solicitando providências com vistas ao não fechamento do Posto de Atendimento ao Consumidor, localizado na cidade de Caeté. Segundo o deputado, o encerramento de suas atividades pode acarretar sérios transtornos e prejuízos à comunidade.

Foram aprovados outros quatro requerimentos, do deputado Dalmo Ribeiro Silva (PMDB), que foram assinados por todos os membros da comissão. Ele solicita que sejam enviados votos de congratulação à presidência da Associação Mineira de Supermercados (Amis), pela realização da 17º Convenção Mineira de Supermercados, na Expominas de 20 a 22 de outubro. O deputado requer, também, a realização de audiência pública para debater os questionamentos, levantados pela Amis, quanto às questões tributárias e pontos controvertidos na aplicabilidade e administração da Associação Mineira dos Supermercados.

Outros dois requerimentos solicitam o envio das notas taquigráficas da audiência pública, realizada no dia 8 de outubro, ao governador Aécio Neves e à ministra das Minas e Energia, Dilma Rousseff, para que, ambos, tomem conhecimento dos graves problemas ocorridos na comunidade de Monte Sião, decorrentes da qualidade da energia elétrica fornecida pela Cemig à região e solicitando o apoio necessário para a solução dos problemas.

Presenças - Participaram da reunião as deputadas Lúcia Pacífico (PTB), presidente; Maria Tereza Lara (PT); Vanessa Lucas (PSDB) e os deputados Antônio Júlio (PMDB) e Dalmo Ribeiro Silva (PSDB).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715