Plenário vota seis projetos na extraordinária desta quarta (22)

O Plenário da Assembléia Legislativa aprovou, na reunião extraordinária da manhã desta quarta-feira (22/10/2003), qua...

22/10/2003 - 16:40
 

Plenário vota seis projetos na extraordinária desta quarta (22)

O Plenário da Assembléia Legislativa aprovou, na reunião extraordinária da manhã desta quarta-feira (22/10/2003), quatro projetos de lei em 1º turno e dois em 2º turno, além da indicação do professor Luiz Guilherme Alves da Silva para membro do Conselho Estadual de Educação. O nome foi aprovado, após votação secreta, por 37 votos a 1, sendo que dois deputados estavam em reunião de comissões. Uma das proposições aprovadas em 2º turno foi o Projeto de Lei (PL) 739/2003, do governador, que dá a denominação de Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior à Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia.

De acordo com o governador, a mudança objetiva harmonizar a Secretaria às atribuições previstas pela Lei Complementar 54, de 2003. Pela lei, cabe ao Estado planejar, organizar, executar e avaliar ações relativas ao desenvolvimento e ao fomento da pesquisa e à geração e aplicação de conhecimento científico e tecnológico. Ainda conforme o disposto na lei, o Estado deve exercer o controle das entidades estaduais de ensino superior. Após a votação da matéria, as deputadas Maria Tereza Lara (PT) e Jô Moraes (PCdoB) ressaltaram a necessidade da mudança de nome resultar, de fato, em investimentos para a Uemg (Universidade do Estado de Minas Gerais).

Cemig - O outro projeto aprovado em 2º turno foi o PL 738/2003, também do governador, que autoriza o Executivo a permutar imóveis em Itajubá e Patos de Minas por outros de propriedade da Cemig, em Juiz de Fora. O objetivo é garantir a permanência da Secretaria de Defesa Social em prédio onde hoje está instalada, provisoriamente, em Juiz de Fora. Os PLs 739/2003 e 738/2003 serão agora enviados à Comissão de Redação Final.

Aprovado projeto de fomento para Norte de Minas

O PL 304/2003, da deputada Ana Maria Resende (PSDB), que trata da aplicação dos recursos do Fundo de Fomento Socioeconômico do Estado de Minas Gerais (Fundese), foi aprovado em 1º turno, com a subemenda nº 1 à emenda nº 1, apresentada pela CCJ. A subemenda foi apresentada pela Comissão de Turismo, Indústria e Comércio. O projeto altera o inciso II do artigo 5º da Lei 11.396, de 1994, segundo a qual o financiamento a projetos, cujo objetivo é apoiar financeiramente programas de desenvolvimento de micro, pequenas e médias empresas e cooperativas do Estado, pode chegar a 80% do valor do investimento fixo previsto. A mudança proposta pelo projeto é que, nos casos dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e Norte de Minas, o financiamento poderá chegar a 90%.

A emenda da CCJ permite o financiamento de 90% do valor do projeto a toda a área de abrangência do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene). Já a subemenda estende o benefício a todos os municípios mineiros cujo Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) seja inferior a 0,700.

Projeto sobre disque-denúncia aprovado em 1º turno

O PL 143/2003, do deputado Carlos Pimenta (PDT), sobre o serviço de disque-denúncia de agressões ao meio ambiente, também foi aprovado em 1º turno, com as emendas nºs 1 e 2, da Comissão de Constituição e Justiça, e 3 e 4, da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Naturais. As denúncias poderão ser feitas por qualquer cidadão, por telefone, carta ou outra forma de comunicação, ao poder público estadual ou municipal. De acordo com o projeto, o Estado deverá promover um ampla divulgação desse serviço e divulgará um número de telefone para contato direto da população com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, ficando assegurado sigilo da identidade do denunciante, se assim o desejar.

A emenda nº 1 suprime artigo que autoriza o Estado a firmar convênio com os municípios para operacionalizar o encaminhamento das denúncias aos órgãos de fiscalização ambiental. Já a emenda nº 2 elimina a possibilidade de abertura de crédito suplementar para financiamento do programa, já que isso contraria a Constituição Federal. A emenda nº 3, por sua vez, estipula prazo de um ano, a partir da promulgação da lei, para a estruturação do serviço. E a emenda nº 4 faz apenas uma correção técnica. O PL 143/2003 segue agora para a Comissão de Meio Ambiente e Recursos Naturais, para receber parecer de 2º turno.

Imóvel - Outros dois projetos que autorizam o Poder Executivo a doar imóveis foram aprovados em 1º turno e tramitarão, agora, na Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária para receber parecer de 2º turno. O PL 481/2003, do deputado Antônio Júlio (PMDB), autoriza a doação ao município de Maravilhas. Já o PL 738/2003, do deputado Gil Pereira (PP), autoriza a doação ao município de Monte Azul e foi aprovado com a emenda nº 1, da FFO. A emenda determina que o imóvel será revertido ao Estado se, após três anos da lavratura da escritura pública de doação, a destinação prevista no projeto não tiver sido dada.

Requerimentos - Foram aprovados seis requerimentos, durante a reunião extraordinária:

* 908/2003 - da Comissão de Direitos Humanos, que solicita informações ao Comando Geral da Polícia Militar sobre a sindicância aberta para apurar denúncia contra os PMs cabos Ferraz e Fábio, que servem em Ewbanck da Câmara. Aprovado na forma do substitutivo nº 1;

* 915/2003 - da Comissão de Direitos Humanos, que solicita à ouvidoria da polícia cópia do último relatório de desvio de conduta de policiais;

* 931/2003 - do deputado Fábio Avelar (PTB), que solicita à Copasa informações sobre os municípios em débito com a empresa e sobre aqueles que já quitaram suas dívidas. Pede também cópias de todos os contratos firmados com os municípios;

* 944/2003 - da Comissão de Assuntos Municipais, que pede à Subsecretearia de Estado de Assuntos Municipais cópia do plano de reorganização das agências do PSIU em todo o Estado, em especial da unidade de Coronel Fabriciano;

* 946/2003 - na Comissão de Meio Ambiente, que pede à Fundação Estadual do Meio Ambiente cópia dos documentos relativos ao licenciamento ambiental das usinas de Capim Branco I e II, especificamente o parecer técnico contrário à construção das barragens e a decisão do Conselho Estadual de Política Ambiental relativa ao licenciamento;

* 947/2003 - da Comissão de Segurança Pública, que pede à Secretaria de Estado de Defesa Social informações sobre o déficit de vagas no sistema prisional e sobre a necessidade de pessoal das polícias Civil e Militar.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715