Comissão de Ética reúne-se e define procedimentos

Para preservar o trabalho que a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar desenvolve, o presidente da comissão, deputado...

02/10/2003 - 18:57
 

Comissão de Ética reúne-se e define procedimentos

Para preservar o trabalho que a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar desenvolve, o presidente da comissão, deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), decidiu, na reunião desta quinta-feira (2/10/2003), afastar-se do exercício da presidência no que diz respeito a todos os atos de que seja parte o deputado Irani Barbosa (PL). Nesses casos específicos, a presidência será exercida pelo vice, deputado Fábio Avelar (PTB). A decisão foi justificada para evitar que "paire sobre a comissão suspeição de prejulgamento ou atos açodados". A Comissão de Ética analisa atualmente seis representações envolvendo parlamentares, sendo cinco delas contra o deputado Irani Barbosa e uma contra os deputados Dalmo Ribeiro Silva e Durval Ângelo (PT), formulada pelo próprio Irani.

A decisão de Dalmo Ribeiro Silva deveu-se a questionamentos feitos por Irani Barbosa, em requerimento ao presidente da Assembléia, quanto à imparcialidade do presidente da Comissão de Ética. No requerimento, Irani cobra o desligamento e a substituição do presidente da comissão, alegando que Dalmo Ribeiro Silva teria agido "de forma parcial e suspeita, deixando de observar a discrição e o sigilo que a função exigia, punindo-me com a pena de censura verbal, em Plenário, sem o mínimo direito à defesa". No requerimento, Irani Barbosa informou que devolvia à Presidência da Assembléia as cópias de duas representações (nºs 5 e 6) apresentadas contra ele pelo deputado Chico Simões (PT) e despachadas por Dalmo Ribeiro Silva. Com a decisão desta quinta, o presidente da comissão avalia que não haverá dúvidas sobre a lisura e a transparência dos trabalhos.

Ainda na reunião desta quinta-feira, o deputado Dalmo Ribeiro Silva passou a presidência para o deputado Célio Moreira (PL), devido à ausência do vice, deputado Fábio Avelar (PTB). O presidente em exercício determinou, então, a remessa imediata das cópias de todas as cinco representações contra o deputado Irani Barbosa para o parlamentar, que terá 10 dias para apresentar sua defesa. Essas cinco representações, publicadas anteriormente no "Minas Gerais/Diário do Legislativo", têm que ser analisadas pela comissão em 45 dias, prazo que não será alterado. O deputado Célio Moreira informou ainda que os deputados Dalmo Ribeiro Silva e Durval Ângelo (PT), acusados em representação do deputado Irani Barbosa, apresentaram suas defesas no prazo estipulado. Essas defesas já foram recebidas por Moreira, que é o relator da representação, e agora os envolvidos têm cinco dias para apresentar provas.

Representações - As representações analisadas pela Comissão de Ética são as seguintes:

* nº 1: apresentada pela deputada Marília Campos (PT) contra o deputado Irani Barbosa (trata da denúncia de referência desrespeitosa a autoridades e instituições, com acusações sem provas). O relator é o deputado Fábio Avelar.

* nº 2: apresentada pelo Ministério Público contra o deputado Irani Barbosa (refere-se à entrevista dada pelo deputado à Rádio Itatiaia no dia 9 de setembro na qual, segundo o MP, faz ofensas a essa instituição e ao Judiciário). O relator é o deputado Biel Rocha (PT).

* nº 3: apresentada pela deputada Marília Campos contra o deputado Irani Barbosa (refere-se a denúncias de envolvimento do deputado Durval Ângelo com o tráfico de drogas, feitas em reunião da Comissão de Constituição e Justiça de 22 de maio). O relator é o deputado Gilberto Abramo (PMDB).

* nº 4: apresentada pelo deputado Irani Barbosa contra os deputados Durval Ângelo e Dalmo Ribeiro Silva (refere-se à denúncia de julgamento antecipado de Irani Barbosa pelo presidente da comissão e também a denúncias e ofensas que teriam sido formuladas por Durval Ângelo). O relator é o deputado Célio Moreira.

* nº 5: apresentada pelo deputado Chico Simões contra o deputado Irani Barbosa (refere-se a pronunciamento em reunião de Plenário de 11 de setembro contra o deputado Durval Ângelo). O relator é o deputado Padre João (PT).

* nº 6: apresentada pelo deputado Chico Simões contra o deputado Irani Barbosa (refere-se a pronunciamento em reunião de Plenário de 11 de setembro sobre envolvimento de juiz, promotores, deputado, vereador e major da PM com facilitação de fuga de traficantes). O relator é o deputado Gustavo Valadares (PFL).

Presenças - Participaram da reunião os deputados Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), presidente; Célio Moreira (PL), Padre João (PT), Laudelino Augusto (PT) e Gilberto Abramo (PMDB).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715