Dia Nacional do Surdo tem programação especial na Alemg

O Dia Nacional do Surdo, sexta-feira (26/9/2003), será comemorado pela Assembléia Legislativa de Minas Gerais com uma...

19/09/2003 - 15:59
 

Dia Nacional do Surdo tem programação especial na Alemg

O Dia Nacional do Surdo, sexta-feira (26/9/2003), será comemorado pela Assembléia Legislativa de Minas Gerais com uma série de atividades promovidas pela Escola do Legislativo. Irão participar do evento estudantes de 15 escolas municipais e estaduais de surdos de Belo Horizonte e cerca de 30 entidades de apoio. Também estarão presentes os deputados Leonardo Quintão (PMDB), Alencar da Silveira Jr. (PDT), Weliton Prado (PT) e Antônio Júlio (PMDB), que falarão sobre a data, além do secretário de Esportes e Desenvolvimento Social, João Leite, e do subsecretário de Direitos Humanos, João Batista de Oliveira. A comemoração será realizada das 13 às 17 horas (veja programação abaixo).

Para a servidora Alexandra Martins, da Escola do Legislativo e supervisora das atividades, a comemoração do Dia Nacional do Surdo é de grande importância para a inclusão social e valorização dessas pessoas. Segundo ela, por meio de eventos como esse, a Assembléia de Minas está exercendo efetivamente o papel de atendimento à sociedade, ao mesmo tempo que mostra aos surdos que, apesar de possuírem essa deficiência, são capazes de realizar tarefas como qualquer cidadão.

Programação prevê oficinas, apresentação teatral e outras atividades

A programação do evento prevê, entre outras atividades, apresentação de teatro, oficina de libras (língua brasileira de sinais), recreação infantil e palestras. Confira abaixo a programação:

* Concentração: a partir das 13 horas, no Hall das Bandeiras;

* Apresentação das entidades, no Hall das Bandeiras;

* Palestras: "História do Surdo", "Esportes", "Educação e Família", "Cultura Surda" e "A importância das associações", no Auditório da Assembléia, às 14h15;

* Oficinas de libras e teatro, no Hall das Bandeiras, às 15 horas;

* Apresentação teatral com os grupos Deaf Dance e Gestual e Ênfase, às 14h15, no Teatro da Assembléia;

* Recreação infantil e juvenil: cama elástica, pipoca e algodão doce, no Hall das Bandeiras, durante todo o evento;

* Exposição de artes feitas pelos surdos, no Hall das Bandeiras, durante todo o evento.

Visitas Orientadas - A Escola do Legislativo também mantém atividades de inclusão social para crianças, jovens e adultos surdos, dentro do Programa Educação para Cidadania. Os estudantes fazem uma visita orientada pela Assembléia Legislativa, conhecendo setores como o Plenário, os Plenarinhos e o Espaço Político Cultural. Durante as visitas, eles recebem informações sobre o papel dos deputados e do Poder Legislativo, além da importância da participação popular na política.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715