Deputados suspendem reunião para visitar delegacias

A reunião da Comissão de Segurança Pública da Assembléia Legislativa de Minas, desta terça-feira (16/9/2003), foi sus...

16/09/2003 - 18:23
 

Deputados suspendem reunião para visitar delegacias

A reunião da Comissão de Segurança Pública da Assembléia Legislativa de Minas, desta terça-feira (16/9/2003), foi suspensa para que os deputados presentes - Sargento Rodrigues (PDT), Rógério Correia (PT) e Zé Maia (PSDB) - se dirigissem às delegacias de Furtos e Roubos (DFR) e de Tóxicos e Entorpecentes (DTE). O objetivo, segundo o presidente da comissão, deputado Sargento Rodrigues, autor do requerimento pelas visitas, foi verificar as condições de trabalho dos policiais civis nessas delegacias e acompanhar o andamento das transferências de presos.

Nas duas delegacias, o problema se repete: superlotação de presos (DFR, com 400 presos e 139 policiais, e DTE, com 210 presos e 70 policiais), com grande parte do efetivo em desvio de função - ocupados com a guarda de presos - em vez de desenvolverem o trabalho de investigação, próprio da Polícia Civil. A primeira visita foi à Furtos e Roubos, onde aproximadamente 40% dos policiais civis se ocupam com a guarda de presos. Segundo o inspetor José Maria Paula, esse desvio de função prejudica o trabalho de investigação da delegacia que recebe cerca de 80 casos por dia e, aos fins de semana, de 70 a 80 ocorrências só de roubos.

Além disso, foi relatado que as condições de trabalho são precárias, obrigando os policiais a ficarem em contato direto, e sem a devida proteção, com presos doentes, sofrendo de aids, tuberculose, lepra e outras doenças. Os policiais disseram ainda que a superlotação dificulta as visitas das famílias dos presos, pois não há espaço adequado para sua realização. O inspetor José Maria apresentou ainda três invólucros ("buchas") com maconha que teriam sido trazidos por familiares para entregar a parentes presos.

Objetivo da comissão é retirar todos os presos de distritos policiais

Em entrevista após a visita à Furtos e Roubos, o deputado Sargento Rodrigues disse que a preocupação da comissão é a de retirar todos os presos dos distritos policiais de Belo Horizonte. Segundo ele, ao manter os policiais em desvio de função, o governo estadual aplica mal as verbas, uma vez que o Estado gastou com a formação deles e, em vez de utilizá-los na investigação policial, para a qual foram treinados, coloca-os para vigiarem presos. Por causa desse desvio, cerca de 15 mil ocorrências estão paradas nas delegacias.

O deputado afirmou também que, no máximo até o fim de setembro, o governo estadual encaminhará para a Assembléia Legislativa a Lei Orgânica da Polícia Civil e o Estatuto da Polícia Militar. Nessas duas novas leis, Sargento Rodrigues pretende incluir cláusulas trabalhistas importantes para os policiais como adicionais por insalubridade, periculosidade, auxílio-creche, promoções, determinação da carga horária máxima para policiais, entre outros. Caso não consiga incluir esses avanços nas novas leis, ele disse que vai entrar com uma ação contra o Estado pedindo indenização para os policiais.

Deputado anuncia transferência de condenados da DTE e DFR até fim de outubro

Na segunda visita do dia, o deputado Sargento Rodrigues foi aplaudido após anunciar para os 210 presos nas sete celas da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) que, até o fim de outubro, todos os presos condenados dessa unidade e os da Furtos e Roubos (DFR) serão transferidos. Ao lado do delegado da DTE, Carlos Alberto Malheiros Fialho e dos outros dois deputados, Rodrigues informou que os presos serão encaminhados para penitenciárias do Estado.

O presidente da comissão disse que esse compromisso foi firmado pelo subsecretário de Administração Penitenciária, Agílio Monteiro. Até agora, foram feitas duas transferências da Delegacia de Furtos e Roubos: a primeira, em 4 de setembro, na qual foram transferidos 40 presos, e a segunda, dia 15, com 19 presos transferidos. A próxima transferência, de aproximadamente 50 presos, desta vez, da Tóxicos e Entorpecentes, está programada para 22 de setembro. Na Furtos e Roubos, 60% dos presos são condenados e na Tóxicos e Entorpecentes, 90%.

Requerimentos aprovados

Antes das visitas, na reunião ordinária da Comissão, foram aprovados três requerimentos do presidente, deputado Sargento Rodrigues (PDT):

* solicitando ao Secretário de Estado da Fazenda, Fuad Noman Filho, informações mais específicas quanto à aplicação dos recursos da Taxa de Segurança Pública nos exercícios de 2001 e 2002;

* pedindo que seja consignada nos anais da Casa manifestação de aplauso a toda equipe policial da 36ª Delegacia Seccional do Barreiro pelo eficiente trabalho de investigação que culminou na maior apreensão de maconha já ocorrida em Minas;

* solicitando ao Procurador de Justiça, Manoel Divino de Siqueira, corregedor-geral do Ministério Público de Minas Gerais, cópia do procedimento administrativo para apurar a conduta do promotor de Justiça Rodrigo Souza de Albuquerque que, em 30/6/2003, resistiu à apreensão de seu veículo em blitz policial, por não apresentar toda a documentação exigida.

Presenças - Compareceram à reunião e às visitas os deputados Sargento Rodrigues (PDT), presidente da comissão, Rogério Correia (PT) e Zé Maia (PSDB).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715