Quatro requerimento deferidos e cinco aprovados em reunião de Plenário

Quatro requerimentos foram deferidos e cinco aprovados durante a reunião ordinária do Plenário da Assembléia de Minas...

10/09/2003 - 17:49
 

Quatro requerimento deferidos e cinco aprovados em reunião de Plenário

Quatro requerimentos foram deferidos e cinco aprovados durante a reunião ordinária do Plenário da Assembléia de Minas nesta quarta-feira (10/9/2003). Dos deferidos, três foram apresentados pelo deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), solicitando que os Projetos de Lei (PLs) 605, 665 e 674, todos de 2003, fossem encaminhados às comissões de Direitos Humanos, de Transporte Comunicação e Obras Públicas e de Saúde, respectivamente. Isso porque a Comissão de Constituição e Justiça perdeu o prazo para emitir parecer sobre as matérias. O PL 605/2003 amplia o universo de pessoas que poderão ser beneficiadas com a lei de proteção, auxílio e assistência às vítimas de violência e cria programa especial de proteção e assistência a vítimas e testemunhas ameaçadas. O PL 665/2003 institui a medalha do mérito imprensa oficial e o PL 674/2003 proíbe a comercialização de lentes de grau e outros produtos ópticos similares fora dos estabelecimentos credenciados para essa prática.

Também foi deferido requerimento do deputado Paulo Piau (PP) pedindo que o PL 271/2003 fosse apreciado pela comissão seguinte, ou seja, a Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia. O projeto oficializa no Estado o "Hino à Negritude".

Outros três requerimentos solicitando a realização de audiência da Comissão de Constituição e Justiça, em 2º turno, para os PLs 8, 889, e 1004/2003 foram apresentados pelo deputado Rogério Correia (PT) e aprovados pelo Plenário. O primeiro projeto, do deputado Leonardo Quintão (PMDB), dispõe sobre a qualificação de pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, como Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscips), institui e disciplina o termo de parceria. O PL 889/2003, do governador Aécio Neves, dispõe sobre as parcerias público-privadas. O outro projeto, também do governador, altera a denominação e os objetivos sociais da Companhia Mineradora de Minas Gerais (Comig).

Também foi aprovado requerimento do deputado Ricardo Duarte (PT), solicitando ao Conselho Nacional de Saúde o envio de cópias de pareceres de autorização para criação de cursos de medicina nas Faculdades de Medicina do Vale do Aço e Caratinga; Universidade Presidente Antônio Carlos, de Juiz de Fora; Unifenas de Belo Horizonte; Universidade de Uberaba e Universidade de Três Corações, em Belo Horizonte.

O requerimento 905/2003, da Comissão do Trabalho, da Previdência e da Ação Social, foi aprovado na forma do substitutivo nº 1, apresentado pela Mesa da Assembléia. Originalmente o requerimento solicitava o encaminhamento de ofício ao presidente da Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais (Utramig), solicitando que o balanço da fundação, referente a 2002, fosse enviado à comissão. O substitutivo solicita os demonstrativos financeiros da entidade, relativos à aplicação dos recursos oriundos do Fundo da Infância e da Adolescência, em 2002, além de informações nominais sobre os programas desenvolvidos com tais recursos.

Comunicações - O deputado Ricardo Duarte (PT) comunicou sua renúncia como membro suplente da Comissão de Direitos Humanos. O líder do Bloco PT/PCdoB, deputado Rogério Correia comunicou a indicação da deputada Marília Campos (PT) para substituí-lo na comissão. Também foi lida comunicação do líder do governo, deputado Alberto Pinto Coelho (PP), indicando o deputado José Henrique (PMDB) para vice-líder do governo em substituição ao deputado Bonifácio Mourão (PSDB).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715