Mauri Torres reafirma que cumprirá Constituição Federal

O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Mauri Torres (PSDB), reafirmou, na tarde desta quinta-feira (28/8/20...

28/08/2003 - 20:02
 

Mauri Torres reafirma que cumprirá Constituição Federal

O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Mauri Torres (PSDB), reafirmou, na tarde desta quinta-feira (28/8/2003), em entrevista à imprensa, que não divulgará lista com nomes e remuneração de servidores da Casa. Ele ressaltou que a decisão respeita as normas constitucionais e legais do País. "Se em 30 ou 60 dias o Congresso Nacional dará uma posição constitucional para resolver a questão dos altos salários, não há porque precipitá-la demagogicamente", afirmou, referindo-se à aprovação da Reforma da Previdência, que estabelecerá teto para salários nos Poderes.

"Na Assembléia do Rio de Janeiro, por exemplo, onde houve corte de salários, os servidores recorreram à Justiça e o Legislativo teve que retomar os pagamentos", exemplificou. Mauri Torres ressaltou que sua posição respeita as normas constitucionais do País e evita a adoção de medidas demagógicas. "A mais importante decisão do Congresso Nacional, neste momento, refere-se à fixação do teto e do subteto salariais para os Estados, o que vai permitir a eliminação dos penduricalhos, que formaram os grandes salários", completou, acrescentando que a Assembléia de Minas cumprirá imediatamente o que for decidido pelo Congresso Nacional.

Ele afirmou que, em conjunto com os demais integrantes da Mesa, analisará o parecer que está sendo preparado por assessores do 2º vice-presidente, deputado Adelmo Carneiro Leão (PT), que deve ser entregue na próxima semana. Torres garantiu que todas informações que não exponham ou desrespeitem os cidadãos, conforme prevê a Constituição Federal, devem ser tornadas públicas.

O presidente da Assembléia foi indagado ainda sobre a divulgação do nome do jornalista Luiz Carlos Bernardes, conhecido no mercado profissional como Peninha, como constante da lista dos funcionários faltosos da Casa, feita sem que o responsável por essa informação fosse identificado. Mauri Torres esclareceu que o nome Luiz Carlos Bernardes da Costa, que foi publicado pela imprensa, é de um funcionário da Casa que atravessa um grave problema de saúde e, por isso, já entrou com pedido de aposentadoria. "Não se trata do jornalista Peninha", destacou.

Transparência - A implantação do Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi-Assembléia) e a adoção do pregão eletrônico como modalidade de licitação foram citadas pelo presidente Mauri Torres como medidas de austeridade e transparência implementadas pela atual Mesa da Assembléia.

Comissões - Em relação à definição da nova composição das comissões permanentes do Legislativo mineiro, o presidente Mauri Torres lembrou que a distribuição delas foi feita na semana passada utilizando critérios proporcionais a cada bancada, conforme determina o Regimento Interno da Casa. "O momento agora é de entendimento e entre as lideranças dos partidos", disse. A previsão é de que as novas composições já estejam com a nova repartição partidária na próxima semana.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715