Plenário aprova emenda a projeto que reduz salário do governador

A emenda nº 1, do deputado Chico Simões (PT), que altera artigo da Lei 13.200/99, foi aprovada nesta quinta-feira (28...

28/08/2003 - 11:43
 

Plenário aprova emenda a projeto que reduz salário do governador

A emenda nº 1, do deputado Chico Simões (PT), que altera artigo da Lei 13.200/99, foi aprovada nesta quinta-feira (28/8/2003) pela manhã, na reunião extraordinária do Plenário da Assembléia Legislativa. A proposição foi apresentada ao Projeto de Lei (PL) 306/2003, da Mesa, aprovado em 1º turno na quarta (27), que estabelece o salário do governador e de todo o primeiro escalão do Executivo. A emenda altera a redação do artigo 2º da lei, que, de acordo com Chico Simões, permitiria o rateio de sobras orçamentárias entre os membros dos três Poderes.

O artigo 2º permite hoje aos membros dos Poderes receber indenização pelos "serviços não prestados pela respectiva administração". Para Chico Simões, o novo texto tem como objetivo dar mais clareza ao artigo, evitando a possibilidade de que recursos financeiros economizados por órgãos do Estado sejam rateados entre os membros dos Poderes. A emenda garante ainda a transparência, por meio de publicidade e divulgação de dados. Após a votação, o deputado informou que sua proposição sofrerá algumas correções, devendo ser apresentada, em 2º turno, com algumas mudanças. Depois de aprovado em 2º turno, o projeto precisa ser votado em redação final antes de ser remetido à sanção pelo governador.

PLC do Ministério Público recebe emenda; depósito para internamento é proibido

Relacionado na pauta de votações, o Projeto de Lei Complementar (PLC) 21/2003, do procurador-geral de Justiça, foi encaminhado à Comissão de Administração Pública, por ter recebido a emenda nº 1, do deputado Rêmolo Aloise (PL), durante o processo de discussão. O PLC garante ao Ministério Público o acesso a bancos de dados de caráter público ou relativo a serviço de relevância pública. Já a emenda modifica a redação do inciso XIV do artigo 1º, acrescentando a exigência de apresentação de um requerimento do procurador-geral de Justiça para a garantia de acesso aos bancos de dados públicos. O objetivo, segundo o deputado, é aprimorar a proposição, dando-lhe um caráter de razoabilidade, ao impor limites à discricionaridade administrativa. Depois de analisada a emenda pela comissão, o projeto retorna ao Plenário para votação em 1º turno.

Foram aprovados em 2º turno, os PLs 116/2003, do deputado Dalmo Ribeiro (PSDB), e 245/2003, do deputado Paulo Piau (PP). O primeiro proíbe o depósito prévio para internamento em hospitais públicos e privados. O projeto foi aprovado na forma do vencido em 1º turno e prevê ainda penalidades para quem descumprir a lei. Comprovada a exigência de depósito, o hospital será obrigado a devolver em dobro, ao responsável pelo internamento, o valor depositado e a pagar o valor equivalente à devolução, a título de multa, ao Fundo Estadual de Defesa do Consumidor. Em caso de reincidência, o hospital será obrigado a pagar, a título de multa, o quádruplo do valor devolvido ao responsável pelo internamento. Agora o projeto terá que ser aprovado em redação final, antes de ser encaminhado à sanção do governador.

Projeto estabelece regras para comercialização de derivado de leite com soro de queijo

O outro projeto aprovado em 2º turno proíbe a comercialização de derivado de leite com adição de soro de queijo, sob a denominação "leite modificado". O PL foi aprovado de acordo com o vencido em 1º turno e mais uma emenda do próprio autor, apresentada na fase de discussão. A mercadoria colocada à disposição do consumidor em desacordo com a futura lei deverá ser recolhida pelo fornecedor no prazo de 120 dias a contar da data de publicação da lei. O infrator estará sujeito às penalidades previstas na Lei 11.812/95. Já o produto derivado de leite com adição de soro de queijo cuja embalagem se assemelhe à do leite tipo UHT (longa vida) deverá ser exposto no estabelecimento comercial em local distinto do destinado a este último. Agora o projeto terá que ser aprovado em redação final, antes de ser encaminhado à sanção do governador.

Nome de Secretaria muda - Em 1º turno foram aprovados dois projetos do governador, o PL 741/2003 e o 739/2003. O primeiro autoriza o Poder Executivo a reverter à Sociedade de São Vicente de Paulo, no município de Frutal, o imóvel que especifica. O segundo dá a denominação de Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia. Agora, os projetos têm que ser aprovados em 2º turno e em redação final antes de serem encaminhados ao governador para sanção.

Redação final - O Plenário aprovou ainda pareceres de redação final sobre as seguintes proposições: PL 105/2003, da deputada Lúcia Pacífico (PTB), que obriga os estabelecimentos comerciais a manterem exemplares do Código de Defesa do Consumidor para consulta; e PL 33/2003, do deputado Leonardo Moreira (PL), que permite o uso de encosto de cabeça das poltronas de ônibus intermunicipais para veiculação de propaganda. Agora, eles serão encaminhados para sanção pelo governador.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715