Deputados acompanharão prefeitos na Marcha a Brasília, no dia 10/9

Uma comissão de deputados de vários partidos acompanhará os prefeitos mineiros na Marcha a Brasília, no dia 10 de set...

27/08/2003 - 19:55
 

Deputados acompanharão prefeitos na Marcha a Brasília, no dia 10/9

Uma comissão de deputados de vários partidos acompanhará os prefeitos mineiros na Marcha a Brasília, no dia 10 de setembro. Essa demonstração de apoio da Assembléia Legislativa e da Frente Parlamentar Municipalista foi viabilizada por meio de requerimento do deputado Domingos Sávio (PSDB), deferido pela Presidência na reunião ordinária de Plenário desta quarta-feira (27/8/2003). A frente foi lançada na última terça-feira (26) na Assembléia, durante evento que reuniu prefeitos, vereadores, deputados e o governador Aécio Neves. No evento, os prefeitos reivindicaram, entre outros pontos, a transformação de todas as contribuições da União em impostos, a fim de incluí-las na base de cálculo do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Integrantes - A comissão de representação que irá a Brasília será integrada pelos seguintes parlamentares: Domingos Sávio e Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), presidente e vice da Comissão de Administração Pública; Adalclever Lopes (PMDB), autor da proposta de criação da Frente Parlamentar Municipalista; João Bittar (PL), presidente da Comissão de Assuntos Municipais; Antônio Carlos Andrada (PSDB), líder do Bloco Parlamentar Social Progressista; Rogério Correia (PT), líder do Bloco PT/PCdoB; Dinis Pinheiro, Ivair Nogueira, Elmiro Nascimento e Gil Pereira, líderes, respectivamente, do PL, PMDB, PFL e PP.

Foi deferido, ainda, requerimento do deputado Dinis Pinheiro para incluir, na ordem do dia de Plenário, o Projeto de Lei (PL) 23/2003, de sua autoria, que dispõe sobre a distribuição da parcela da receita do produto da arrecadação do ICMS pertencente aos municípios.

Designada comissão que analisará veto à proposição que trata das despesas do Ipsemg

A Presidência designou, ainda, os deputados integrantes da Comissão Especial do Veto Parcial à Proposição de Lei 15.582 (ex-PL 723/2003), que dispõe sobre as despesas do Ipsemg com os prestadores de serviços de assistência à saúde. O objetivo da proposição é regularizar o pagamento de despesas de exercícios anteriores do instituto, realizadas sem cobertura orçamentária, no valor de R$ 36,5 milhões. Os integrantes da comissão são os seguintes: deputados Olinto Godinho e Bonifácio Mourão (efetivos) e Sebastião Helvécio e Maria Olívia (suplentes), pelo Bloco Parlamentar Social Progressista (BPSP); Durval Ângelo (efetivo) e Chico Simões (suplente), pelo Bloco PT/PCdoB; Paulo Piau (efetivo) e Gil Pereira (suplente), pelo PP; Paulo César (efetivo) e Gustavo Valadares (suplente), pelo PFL.

Tramitação e conteúdo - Agora a comissão será instalada e serão eleitos o presidente e o vice-presidente, além de ser designado o relator da matéria. A comissão especial aprova o parecer do relator e, depois, o veto é discutido e votado pelo Plenário em turno único e votação secreta. Para derrubar um veto, são necessários os votos de 39 deputados (maioria absoluta da Assembléia). No caso da Proposição de Lei 15.582, foi vetado o parágrafo único do artigo 3º, que determina que o pagamento deverá ser efetuado com a observância da ordem cronológica do documento comprobatório da prestação de serviços ou do fornecimento dos bens. Nas razões do veto, o Executivo afirma que a imposição da ordem cronológica poderá dificultar a administração do pagamento das dívidas da autarquia, relegando a segundo plano o interesse público na quitação das mesmas.

Requerimentos deferidos

* Do deputado Pastor George (PL), solicitando a retirada de tramitação do PL 704/2003, de sua autoria, que institui o Programa Estadual de Incentivo ao Turismo para o Idoso.

* Do deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), solicitando a retirada de tramitação do PL 606/2003, de sua autoria, que altera dispositivos da Lei 12.733/97, que dispõe sobre a concessão de incentivos fiscais com o objetivo de estimular a realização de projetos culturais no Estado.

* Do deputado André Quintão (PT), solicitando o desarquivamento do PL 2001/2002, que declara de utilidade pública a creche comunitária Bom Pastor, com sede no município de Itabira.

* Do deputado Leonardo Moreira (PL), solicitando que sejam remetidos à comissão seguinte, tendo em vista a perda de prazo da Comissão de Constituição e Justiça, os seguintes projetos, de sua autoria:

- 221/2003, que dispõe sobre a responsabilidade das indústrias farmacêuticas e das empresas de distribuição de medicamentos de dar destinação adequada a medicamentos com prazos de validade vencidos;

- 313/2003, que autoriza o Executivo a doar a Jacutinga o imóvel que especifica para funcionamento de escola municipal;

- 639/2003, que dispõe sobre a defesa agropecuária e cria o fundo estadual que especifica;

- 675/2003, que dispõe sobre aquisição de unidades habitacionais por integrantes da PM, do Corpo de Bombeiros Militar e da Polícia Civil;

- 676/2003, que dispõe sobre a criação do Pólo de Desenvolvimento da Fruticultura na região do Sul de Minas;

- 677/2003, que cria o Pólo de Desenvolvimento da Fruticultura da Zona da Mata;

- 680/2003, que extingue a gratificação natalina prevista no artigo 11 da Lei 8.701/84, institui o 13º salário previsto no inciso VIII do artigo 7 da Constituição Federal para os servidores civis e militares;

- 779/2003, que dispõe sobre o acondicionamento de mercadorias no comércio varejista.

Também foi deferido requerimento do deputado Leonardo Moreira, solicitando que seja remetido à comissão seguinte o PL 712/2003, tendo em vista a perda de prazo da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas. O projeto, de sua autoria, dispõe sobre a delegação, pelo DER, de serviços de transporte coletivo rodoviário intermunicipal (dá nova redação ao artigo 20 da Lei 10.453/91).

Requerimento indeferido

* Do deputado Adalclever Lopes (PMDB), solicitando audiência da Comissão de Direitos Humanos para discutir o PL 889/2003, do governador do Estado, que dispõe sobre as parcerias público-privadas.

Alteração de nome - A Presidência informou que a deputada Ana Maria (PSDB) terá seu nome parlamentar alterado para Ana Maria Resende, em virtude da aprovação, pela Mesa, de requerimento da deputada.

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715