Deputados de MG e ES marcam reunião da Cipe Rio Doce para 4/9

Um dia após a reunião que concretizou a parceria entre o Comitê Nacional da Bacia do Rio Doce e a Cipe Rio Doce, memb...

14/08/2003 - 16:32
 

Deputados de MG e ES marcam reunião da Cipe Rio Doce para 4/9

Um dia após a reunião que concretizou a parceria entre o Comitê Nacional da Bacia do Rio Doce e a Cipe Rio Doce, membros da Cipe - deputados mineiros e capixabas - reuniram-se nesta quinta-feira (14/8/2003), às 10 horas, por meio do sistema de videoconferência, na Escola do Legislativo. O objetivo da 1ª reunião via videoconferência da Comissão Interestadual de Estudos para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Doce, que contou com a participação do presidente da Assembléia de Minas, deputado Mauri Torres (PSDB), foi discutir o anteprojeto de regimento interno da Cipe. Foi também definida a data da próxima reunião, que será presencial, no dia 4 de setembro, na Assembléia Legislativa do Espírito Santo. O objetivo da Cipe Rio Doce é congregar esforços políticos e técnicos indispensáveis à recuperação, preservação e desenvolvimento da Bacia Hidrográfica do Rio Doce.

Durante a reunião, entre as sugestões apresentadas pelos deputados dos dois estados, as principais foram: criação de uma coordenação da Cipe em cada estado membro; instalação de um site da Cipe; definição de parcerias do Poder Legislativo com outros poderes e com a iniciativa privada; avaliação do potencial econômico das cidades banhadas pelo Rio Doce, conciliando a preservação ambiental ao desenvolvimento econômico; estudo de novas leis para dar suporte aos trabalhos da comissão; atenção aos principais problemas enfrentados na bacia do rio, como enchentes, lixo e esgotos sem tratamento.

Foi também anunciada, durante a videoconferência, uma homenagem que será prestada pela Assembléia do Espírito Santo ao prefeito de Ipatinga, Chico Ferramenta, na reunião do dia 4 de setembro. Vários deputados capixabas elogiaram a preocupação dele com o meio ambiente, obtendo, com seu trabalho, o tratamento de 100% dos esgotos coletados na cidade. Esse trabalho de saneamento básico permite ao Espírito Santo receber a água do Rio Doce menos poluída, uma vez que ela, pelo menos em Ipatinga, é totalmente tratada.

Presenças - Compareceram à reunião os seguintes deputados, membros da Cipe Rio Doce: por Minas Gerais, Mauri Torres (PSDB) - presidente da Assembléia, Bonifácio Mourão (PSDB), Cecília Ferramenta (PT), Sidinho do Ferrotaco (PL), Jayro Lessa (PL) e José Henrique (PMDB); e pela Assembléia Legislativa do Espírito Santo o presidente da Casa, deputado Cláudio Vereza (PT), e os deputados Gilson Amaro (sem partido), César Colnago (PPS), Elclério Sampaio (PTB) e Anselmo Tose (PPS).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715