Reunião consolida parceria entre Cipe Rio Doce e Comitê de Bacia

Com a finalidade de concretizar o intercâmbio entre o Comitê Nacional da Bacia do Rio Doce e a Cipe Rio Doce (Comissã...

13/08/2003 - 18:35
 

Reunião consolida parceria entre Cipe Rio Doce e Comitê de Bacia

Com a finalidade de concretizar o intercâmbio entre o Comitê Nacional da Bacia do Rio Doce e a Cipe Rio Doce (Comissão Interestadual Parlamentar de Estudos para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Rio Doce), foi realizado um encontro, nesta quarta-feira (13/8/2003), entre os deputados da Assembléia Legislativa de Minas Gerais que integram a Cipe; o presidente do Comitê, João Fassarella, prefeito de Governador Valadares, e o secretário executivo, Vítor Feitosa. Segundo João Fassarella, o intercâmbio com a Cipe Rio Doce será importante para o estabelecimento de caminhos e a definição de táticas para a revitalização da Bacia do Rio Doce. Ele informou que os primeiros desafios a serem enfrentados são a estruturação do Comitê e a instalação física do seu escritório técnico, além da viabilização de recursos até o momento em que o órgão seja auto-suficiente. A reunião também comemorou quatro anos de criação da Cipe Rio Doce.

Durante a reunião, o secretário executivo do Comitê da Bacia do Rio Doce, Vítor Feitosa, fez um breve histórico do processo de criação e institucionalização do órgão, explicando que, atualmente, ele é composto por 55 membros efetivos e outros 55 suplentes de 110 entidades diferentes. De acordo com ele, 40% dos membros são usuários da água, outros 40% representam o poder público; e os 20% restantes são representantes da sociedade civil.

Cobrança pelo uso da água - Outro assunto discutido no encontro foi a cobrança pelo uso da água. O presidente do Comitê da Bacia do Rio Doce defendeu que os recursos vindos dessa cobrança sejam totalmente aplicados na bacia de onde a água foi retirada. Segundo ele, esses recursos são essenciais para a recuperação da Bacia do Rio Doce, já que ela é uma das regiões mais atingidas pela erosão e pelo desmatamento. João Fassarella afirmou também que o Comitê e a Cipe devem lutar para que essa verba seja gerida pelo Comitê de Bacia e não pela Agência Nacional de Água (ANA), como acontece atualmente.

Presidente recebe prefeito e membros da Cipe - O presidente do Comitê da Bacia do Rio Doce e prefeito de Governador Valadares, João Fassarella, também foi recebido pelo presidente da Assembléia, deputado Mauri Torres (PSDB), juntamente com os demais membros da Cipe que participaram da reunião. O presidente Mauri Torres reafirmou a importância do intercâmbio da Cipe e o Comitê para a realização de trabalhos em prol da revitalização da região do Rio Doce. Ele também falou sobre a relevância da parceria entre as Assembléias de Minas e do Espírito Santo e disse acreditar que a área será recuperada com a união de esforços, também envolvendo a comunidade.

Nesta quinta-feira (14/08/2003), será realizado novo encontro da Cipe do Rio Doce. Dessa vez, entre os deputados mineiros e capixabas que integram a comissão. A abertura será feita pelos presidentes das Assembléias de Minas, deputado Mauri Torres; e do Espírito Santo, Cláudio Vereza (PT). A reunião será realizada por meio de videoconferência, a partir das 10 horas, no Auditório da Escola do Legislativo.

Presenças - Participaram da reunião os deputados Sidinho do Ferrotaco (PL), Jayro Lessa (PL), José Henrique (PMDB), Bonifácio Mourão (PSDB), Ermano Batista (PSDB), Cecília Ferramenta (PT), Chico Simões (PT), Leonardo Quintão (PMDB) e Adalclever Lopes (PMDB); além do presidente do Comitê da Bacia do Rio Doce, João Fassarella, e do secretário executivo, Vítor Feitosa; e, ainda, o consultor de Meio Ambiente da Assembléia Legislativa de Minas, Pedro Chagas.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715