Fiscalização aprecia cinco projetos que já estão em Plenário

A Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária aprovou, nesta quinta-feira (10/7/2003), pareceres de 1º turno s...

10/07/2003 - 22:02
 

Fiscalização aprecia cinco projetos que já estão em Plenário

A Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária aprovou, nesta quinta-feira (10/7/2003), pareceres de 1º turno sobre cinco proposições da reforma administrativa. São elas o Projeto de Lei Complementar (PLC) 25/2003, que altera a Lei Complementar 64, de 2002, sobre o regime de previdência e assistência social dos servidores; e os Projetos de Lei (PLs) 717/2003, que disciplina a avaliação de desempenho institucional e o acordo de resultados; 719/2003, que extingue o apostilamento; 782/2003, que trata da criação da Superintendência de Coordenação da Guarda Penitenciária e da carreira de Agente Penitenciário; e 788/2003, que altera a composição de cargos da Junta de Programação Orçamentária e Financeira. Esses projetos, todos do governador, estão na pauta das reuniões de Plenário desta sexta-feira (11), para discussão e votação em 1º turno.

Dos projetos apreciados apenas um recebeu nova emenda - o PL 782/2003. O parecer do deputado Sebastião Helvécio (PDT) foi pela aprovação do projeto na forma do substitutivo nº 1, da Comissão de Segurança Pública, com a emenda nº 6, que suprime dispositivo que trata do porte de arma por agente penitenciário (parágrafo 2º do artigo 6º do substitutivo nº 1). O parecer também opinou pela aprovação da emenda nº 1, da Comissão de Constituição e Justiça, pela prejudicialidade da emenda nº 3, também da CCJ, e pela aprovação da emenda nº 5, da Comissão de Administração Pública.

Previdência - O PLC 25/2003, sobre o regime de previdência e assistência social dos servidores públicos, teve como relator o deputado Ermano Batista (PSDB), que também preside a comissão. Ele opinou pela aprovação do projeto na forma do substitutivo nº 1, da Comissão de Administração Pública.

Apostilamento - O deputado Sebastião Helvécio (PDT) foi o relator do PL 719/2003, que extingue, no âmbito do Poder Executivo, o instituto do apostilamento, que garante ao servidor ocupante de cargo efetivo o direito de continuar percebendo a remuneração, proporcional ou integral, do cargo em comissão exercido, desde que cumpridos os requisitos exigidos para sua obtenção. O parecer ressalta que o impacto financeiro do projeto será positivo, sobretudo a médio e longo prazo. O parecer opinou pela aprovação do projeto na forma do substitutivo nº 1, da Comissão de Administração Pública, e pela rejeição da emenda nº 3, da Comissão de Constituição e Justiça.

Avaliação de desempenho - O PL 717/2003 disciplina a avaliação de desempenho institucional, o acordo de resultados, a autonomia gerencial, orçamentária e financeira, a aplicação no desenvolvimento de programas de aperfeiçoamento institucional e individual, ou no pagamento de prêmio por produtividade, de recursos orçamentários provenientes de economias com despesas correntes. O relator, deputado Gil Pereira (PP), opinou pela aprovação com as emendas nºs1 e 2 da Comissão de Constituição e Justiça e com as emendas nºs 3 a 8, da Comissão de Administração Pública.

Junta de Programação Orçamentária - O deputado Gil Pereira também foi o relator do PL 788/2003, que altera a composição de cargos integrantes da Junta de Programação Orçamentária e Financeira (JPOF) de que trata o artigo 2º da Lei nº 10.473, de 1991, modificado pelo artigo 1º da Lei Delegada nº 97, de 2003. O projeto propõe a inclusão do subsecretário de Gestão na composição da Junta e a substituição do cargo de Diretor da Superintendência Central de Coordenação-Geral pelo de Diretor da Superintendência Central de Planejamento. O parecer opinou pela aprovação do projeto na forma do substitutivo nº1.

Cabe à JPOF examinar e deliberar sobre a programação da execução orçamentária das Despesas Correntes e de Capital elaborada, para cada trimestre civil, pelas unidades orçamentárias do Estado e encaminhada à Secretaria de Planejamento e Gestão, para análise e consolidação. Compete à JPOF aprovar as cotas orçamentárias trimestrais, em nível de grupos de aplicação e origem dos recursos, observando as diretrizes e prioridades da Política Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social estabelecidas no Plano Plurianual de Ação Governamental.

Presenças - Participaram da reunião os deputados Ermano Batista (PSDB) - presidente; Chico Simões (PT); Gil Pereira (PP); José Henrique (PMDB); e Sebastião Helvécio (PP).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715