Assembléia cobra providências da Secretaria de Estado de Meio Ambiente

A Assembléia de Minas vai pedir à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável providências pa...

02/07/2003 - 12:46
 

Assembléia cobra providências da Secretaria de Estado de Meio Ambiente

A Assembléia de Minas vai pedir à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável providências para atenuar os impactos ambientais causados pelo rompimento de uma barragem de rejeitos construída pela Empresa de Mineração Esperança S/A (Emesa), em Brumadinho. Requerimento com essa finalidade, de autoria do deputado Doutor Ronaldo (PDT), foi aprovado pela Comissão de Meio Ambiente e Recursos Naturais nesta quarta-feira (2/7/2003). Segundo o deputado, o rompimento da barragem, em janeiro deste ano, causou o assoreamento do córrego Esperança e das margens do Rio Paraopeba, o que resultou no desvio do curso natural das águas.

Doutor Ronaldo pede também a realização de uma audiência pública em Sete Lagoas para debater a situação do Córrego Diogo. De acordo com seu requerimento, aprovado pela comissão, o córrego recebe esgoto in natura, lixo doméstico e, principalmente, rejeitos industriais de uma unidade da empresa Itambé, localizada no município. Para discutir a questão e buscar medidas minimizadoras dos impactos serão convidados: o prefeito de Sete Lagoas, Ronaldo Canabrava; o presidente da Câmara dos Vereadores daquela cidade, Paulo Maciel; o diretor regional da Itambé, Wander Gomes de Oliveira; o secretário municipal de Meio Ambiente de Sete Lagoas, João da Silva Batista; o secretário municipal de Saúde de Sete Lagoas, Cláudio Sérgio Romano; e um representante dos moradores da cidade, Adão da Silva Lima.

Acidente em Uberaba também vai ser discutido

O acidente ecológico causado pelo descarrilamento de um trem da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), no trecho Batuíra e Uberaba, que causou o derramamento de carga altamente tóxica no Córrego Alegria, será tema de audiências públicas da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Naturais. A comissão aprovou dois requerimentos solicitando a realização de reuniões para apurar as causas do acidente e avaliar suas conseqüências.

O deputado Roberto Carvalho (PT), requer audiência pública conjunta com a Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas com os seguintes convidados: ministro dos Transportes Anderson Adauto (PL); secretário de Estado de Transporte e Obras Públicas, Agostinho Patrús; diretor-geral da Agencia Nacional de Transporte Terrestre, José Alexandre Nogueira Resende; presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), Ilmar Bastos Santos; gerente executivo do Ibama em Minas Gerais, Roberto Messias; procurador de justiça Jarbas Soares Júnior; prefeito de Uberaba, Marcos Montes Cordeiro; e a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias, Edna Ribeiro Bezerra.

Os deputados Adelmo Carneiro Leão (PT) e Rogério Correia (PT) solicitam a realização de audiência pública em Uberaba para, além de analisar suas causas e conseqüências, propor medidas em defesa dos interesses dos cidadãos. Para a reunião serão convidados: o diretor do Departamento de Transporte Ferroviário do Ministério dos Transportes, Afonso Carneiro Filho; o diretor-presidente da Ferrovia Centro Atlântica, Mauro Oliveira Dias; o diretor da Federação Nacional Independente dos Trabalhadores sobre Trilhos, Roque José Ferreira; o secretário municipal de Meio Ambiente de Uberaba, Carlos Nogueira; um representante do Ministério Público; e o gerente executivo do Ibama em Minas Gerais, Roberto Messias.

Presenças - Participaram da reunião a deputada Maria José Haueisen (PT), presidente; e os deputados Márcio Passos (PL) e Doutor Ronaldo (PDT).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715