Mais dois projetos estão prontos para serem analisados pelo Plenário

Está pronto para ser discutido e votado em 2º turno pelo Plenário da Assembléia o Projeto de Lei (PL) 9/2003. Do depu...

17/06/2003 - 16:42
 

Mais dois projetos estão prontos para serem analisados pelo Plenário

Está pronto para ser discutido e votado em 2º turno pelo Plenário da Assembléia o Projeto de Lei (PL) 9/2003. Do deputado Leonardo Quintão (PMDB), a proposição dispõe sobre os procedimentos a serem observados nos contratos de serviços terceirizados e fornecimento em que participa a administração pública do Estado. O projeto foi apreciado, nesta terça-feira (17/6/2003), pela Comissão de Administração Pública, sendo votado o parecer do relator, deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), que opinou pela aprovação na forma do vencido em 1º turno.

Segundo o que foi aprovado pelo Plenário em 1o turno, o projeto acrescenta o parágrafo 5º ao artigo 85 da Lei 9.444/87, alterada pela Lei 13.407/99. Essa legislação dispõe sobre licitações e contratos da administração centralizada e autárquica. O artigo 85 estabelece que o contratado é responsável pelos encargos trabalhistas, previdenciários, fiscais e comerciais decorrentes da execução do contrato. Determina também que a inadimplência do contratado relativa a esses encargos não transfere para a administração a responsabilidade por seu pagamento. A administração responde, contudo, solidariamente pelos encargos previdenciários resultantes da execução do contrato.

Responsabilidade do gestor - O parágrafo acrescentado, por meio de substitutivo aprovado em Plenário, determina que, verificado o dolo ou a culpa, o gestor do órgão contratante se responsabilizará solidariamente por ressarcimento feito pela administração pública, em decorrência do descumprimento de outro dispositivo do artigo 85, que é o parágrafo 3º. Esse parágrafo estabelece que os órgãos da administração pública direta ou indireta condicionarão o pagamento das faturas do contrato à comprovação, por parte do contratado, da quitação mensal das obrigações trabalhistas, sociais e previdenciárias. Já a emenda nº 1, também aprovada pelo Plenário em 1º turno, suprime a expressão "solidariamente" do parágrafo acrescentado.

Projeto permite acesso do MP a banco de dados de caráter público

Também está pronto para ser discutido e votado pelo Plenário, em 1º turno, o Projeto de Lei Complementar (PLC) 21/2003, da Procuradoria-Geral de Justiça, que dispõe sobre o acesso, conferido ao Ministério Público do Estado, a banco de dados de caráter público ou relativo a serviço de relevância pública. Foi aprovado o parecer favorável do deputado Domingos Sávio (PSDB). Anteriormente, havia sido concedida vista da proposição ao deputado Leonardo Quintão (PMDB).

O projeto atribui ao Ministério Público a prerrogativa de consultar qualquer banco de dados de caráter público ou relativo a serviço de relevância pública, ajustando a legislação estadual à federal. Segundo o relator, esses poderes não significam privilégios atribuídos a procuradores e promotores de Justiça; pelo contrário, são prerrogativas inerentes à natureza da atividade desempenhada por esses profissionais, que têm o dever constitucional de defender os interesses da sociedade.

Requerimentos aprovados

* Do deputado Dinis Pinheiro (PL), solicitando a realização de audiência pública para solucionar impasse entre a Caixa Econômica Federal (CEF) e a Cemig. O objetivo é discutir o contrato que prevê o pagamento das contas de luz nas agências da Caixa e também nas lotéricas. São convidados representantes da Cemig, Sindicato dos Lotéricos, CEF e o coordenador do Procon Assembléia. Segundo o autor, o prazo do contrato está chegando ao final e é preciso, por isso, discutir a questão.

* Do deputado Dinis Pinheiro (PL), solicitando reunião conjunta com a Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária para discutir o PL 724/2003. A reunião será nesta quarta-feira (18), às 9h45, no Plenarinho IV. Do Tribunal de Justiça, o projeto cria cargos na estrutura orgânica da Secretaria do Tribunal de Alçada.

* Do deputado Domingos Sávio (PSDB), solicitando reunião conjunta com a Comissão de Segurança Pública para discutir o Programa de Incentivo à Formação de Bombeiros Voluntários.

Foi, ainda, retirado de pauta requerimento da deputada Vanessa Lucas (PSDB) que convida o prefeito de Ipatinga, Chico Ferramenta, a relatar a experiência de reforma administrativa daquele município. O requerimento gerou debate entre os deputados e até mesmo a interrupção da reunião. Tendo em vista entendimentos firmados entre os parlamentares, foi apresentado requerimento do presidente da comissão, deputado Domingos Sávio, solicitando a discussão conjunta dos projetos da reforma administrativa do governo Aécio Neves. Datas, locais, convidados e detalhes sobre as discussões serão apresentados depois pela Presidência, ouvidos os demais integrantes da comissão. Esse requerimento teve a votação adiada.

Presenças - Participaram da reunião os deputados Domingos Sávio (PSDB), presidente da comissão; Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), vice; Dinis Pinheiro (PL), Jô Moraes (PcdoB), Leonardo Quintão (PMDB) e Leonardo Moreira (PL).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715