Presidente do Tribunal de Contas recebe Comissão Especial

A Comissão Especial criada para analisar o funcionamento do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCMG) realizou reuniã...

10/06/2003 - 19:22
 

Presidente do Tribunal de Contas recebe Comissão Especial

A Comissão Especial criada para analisar o funcionamento do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCMG) realizou reunião extraordinária na tarde desta terça-feira (10/9/2003). O objetivo foi relatar a visita técnica feita ao órgão momentos antes, quando os deputados foram recebidos pelo presidente do Tribunal, Simão Pedro Toledo. Eles receberam rápida explicação sobre as atividades de cada setor, principalmente sobre o Sistema Informatizado de Apoio ao Controle Externo.

Segundo o relator da comissão, deputado Antônio Carlos Andrada (PSDB), o Tribunal está muito bem estruturado e organizado, mas precisa conseguir realizar maior cruzamento entre as informações. "O órgão recebe muitos dados, mas acaba trabalhando a atacado, sem conseguir qualificar as prestações de contas que recebe", avaliou. Andrada lembrou que o número de inspeções in loco é baixo, já que 70% dos municípios mineiros não foram fiscalizados nos últimos três anos.

O relatório final será lido na próxima terça-feira (17). De acordo com o presidente da comissão, deputado Sebastião Navarro Vieira (PFL), como o último dia dos trabalhos é na quarta (18), poderá ser feita distribuição de avulsos, com prazo de 24 horas para encaminhamento de sugestões.

Visita técnica a Goiás é relatada

O relator da Comissão Especial, deputado Antônio Carlos Andrada, fez um breve relato sobre a visita técnica dos deputados aos Tribunais de Contas do Estado e dos Municípios de Goiás. A viagem foi realizada na última segunda (9), com a participação do presidente e do relator da comissão e dos deputados Fábio Avelar (PTB), José Henrique (PMDB) e Olinto Godinho (PSDB).

Em relação ao Tribunal de Contas dos Municípios, o relator classificou a estrutura como simples, porém eficiente. O Tribunal, que havia sofrido questionamento do STF quanto à sua legalidade, possui três inspetorias regionais para fiscalizar 246 municípios, de maneira totalmente informatizada. "A análise é feita mensalmente e os pareceres são enviado às câmaras municipais, o que torna a fiscalização ágil", analisou o relator. Ele também destacou o cruzamento de dados entre a Secretaria da Fazenda e a Receita Federal, que permite identificar com eficiência a ocorrência de notas frias entre os municípios; e a relação de toda admissão, demissão e movimentação da folha de pagamento das prefeituras. O Tribunal tem 320 servidores.

A estrutura já é maior no Tribunal de Contas do Estado de Goiás, que possui 529 funcionários em seis regionais. Exceto o presidente, cada conselheiro é responsável por uma regional, que fiscaliza, por exemplo, todas as regionais das secretarias de Estado, controlando almoxarifado e prazos de obras. "Não há fiscalização ordinária ou extraordinária. Cada órgão tem um inspetor do Tribunal de Contas instalado permanentemente", afirmou Antônio Carlos Andrada. 75% dos servidores trabalham na atividade-fim.

Presenças - Participaram da reunião os deputados Sebastião Navarro Vieira (PFL) - presidente, Antônio Carlos Andrada (PSDB), José Henrique (PMDB) e Olinto Godinho (PSDB).

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715