Comissão verificará poluição causada por mineradora em Brumadinho

A Comissão de Meio Ambiente e Recursos Naturais da Assembléia de Minas visitará, nesta quinta-feira (12/6/2003), a Em...

11/06/2003 - 16:47
 

Comissão verificará poluição causada por mineradora em Brumadinho

A Comissão de Meio Ambiente e Recursos Naturais da Assembléia de Minas visitará, nesta quinta-feira (12/6/2003), a Empresa de Mineração Esperança, localizada no povoado de Souza Noschess, em Brumadinho. O objetivo da visita, solicitada pelo deputado Doutor Ronaldo (PDT), é verificar "in loco" a poluição provocada por rejeitos sólidos que estariam assoreando e mudando o curso do Rio Paraopeba. Os deputados serão recebidos, às 10 horas, pelo prefeito, Antônio do Carmo Neto, e pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Quintino Vargas Amaral. A Prefeitura fica na rua Dr. Vítor de Freitas, 28, Centro. Em seguida, seguem para a mineradora, na zona rural de Brumadinho.

A Empresa de Mineração Esperança foi desativada em 1996, após ter sido decretada sua falência. Hoje, quem administra a massa falida é Cléber Matheus da Silva, que também estará presente na visita. Segundo denúncias recebidas pelo gabinete do deputado Doutor Ronaldo, o rompimento de uma barragem de oito metros, que continha os rejeitos de minério resultantes das atividades da empresa, provocou a descida de sedimentos que degradaram uma área de 40 hectares. Foram atingidos o rio Paraopeba e os terrenos de sua margem esquerda. Os rejeitos estariam chegando ao rio através dos córregos Esperança e Elias. De acordo com legislação específica, a empresa, mesmo inativa, é responsável pelos passivos ambientais decorrentes do período em que atuou. Entretanto, em caso de falência, a responsabilização torna-se mais difícil.

A preocupação dos deputados é que o acidente ocorrido com a Indústria Cataguazes de Papel, no final de março, se repita em Brumadinho. Na cidade da Zona da Mata Mineira, houve o vazamento de 1,2 bilhão de litros de água com rejeitos no rio Pomba, provocando um desastre ambiental que atingiu cidades de Minas e do Rio de Janeiro.

Os integrantes efetivos da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Naturais são os deputados Maria José Haueisen (PT), presidente; Doutor Ronaldo (PDT), vice; Fábio Avelar (PTB), José Milton (PL) e Márcio Passos (PL).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715