Convênios com a União prorroga prazo para emitir relatório

Por insuficiência de informações para a elaboração do relatório final, a Comissão Especial dos Convênios com a União ...

14/05/2003 - 15:36
 

Convênios com a União prorroga prazo para emitir relatório

Por insuficiência de informações para a elaboração do relatório final, a Comissão Especial dos Convênios com a União aprovou prorrogação do prazo para conclusão de seus trabalhos, por mais 30 dias. O requerimento foi apresentado pela presidente da comissão, deputada Vanessa Lucas (PSDB), na reunião desta quarta-feira (14/5/2003). A comissão recebeu correspondência de oito municípios relatando problemas, como a interrupção de obras, devido à suspensão dos convênios.

A Comissão foi criada para estudar os efeitos do Decreto 4.594/2003, do Governo Federal, e propor medidas para que recursos ainda não pagos sejam repassados às prefeituras. Antes, a deputada Vanessa Lucas havia apresentado requerimento à Mesa da Assembléia, solicitando o apoio e a intermediação do governador Aécio Neves junto ao governo federal para revogação do Decreto, que suspendeu as despesas incluídas em restos a pagar, prejudicando vários municípios mineiros. Segundo a deputada, várias cidades mineiras foram obrigadas a cancelar obras previstas para este ano, todas elas de cunho social, especialmente comunidades carentes de Jequitinhonha, Mucuri, Norte de Minas, Contagem, Varginha e Governador Valadares, entre outras

Em reunião realizada em abril, os deputados ouviram representantes da Associação Mineira dos Municípios (AMM), entre eles, o vice-presidente, Osmando Pereira da Silva, que é prefeito de Itaúna. Na ocasião, ele reclamou da suspensão dos recursos para duas quadras de esportes, no valor de R$ 84 mil. Também enviaram correspondência para a comissão, indicando problemas, as prefeituras de Carlos Chagas, Tarumirim, Rio Manso, Senhora dos Remédios, Unaí, Jequitaí, Alfredo Vasconcelos e Monte Carmelo.

Compromissos - O assessor jurídico da AMM, Alexandre Alkimim, reclamou, na reunião de abril, que muitos municípios, ainda que não tenham iniciado as obras, já contrataram serviços de empresas e precisam honrar seus compromissos. Mesmo assim, a orientação para as prefeituras é não entrar na Justiça para conseguir a liberação das verbas previstas nos convênios com a União. O vice-presidente da AMM fez um apelo para que a Assembléia Legislativa seja um canal de discussão para sensibilizar o governo federal sobre a importância desses recursos para os municípios.

Presenças - Participaram da reunião as deputadas Vanessa Lucas (PSDB), presidente; Marília Campos (PT) e Márcio Passos ( PL).

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715