PL proíbe depósito prévio para atendimento de urgência

O Projeto de Lei (PL) 116/2003, do deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), recebeu parecer favorável da Comissão de Defe...

14/05/2003 - 13:04
 

PL proíbe depósito prévio para atendimento de urgência

O Projeto de Lei (PL) 116/2003, do deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), recebeu parecer favorável da Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Assembléia de Minas, na reunião desta quarta-feira (14/5/2003). A proposição proíbe a exigência de depósito prévio para internação de pacientes em estado grave em hospitais particulares. Além disso, também estabelece multa para aqueles que exigirem o depósito antes do atendimento de urgência e emergência.

O relator, deputado Dimas Fabiano (PP), lembra que alguns hospitais privados chegam a negar atendimento a pacientes que se recusam a fazer o depósito prévio. "Negar a internação de um doente em situação de gravidade, por falta de depósito prévio, ofende os princípios de justiça social e aproxima-se da omissão de socorro", diz, acrescentando que o atendimento à saúde não deve se basear numa lógica econômica perversa. Ele opinou pela aprovação do projeto com a emenda no 1, da Comissão de Constituição e Justiça, que limita o alcance da proposição apenas aos hospitais particulares.

Requerimentos - A comissão aprovou ainda quatro requerimentos da deputada Lúcia Pacífico (PTB). Um deles, de autoria conjunta com a deputada Maria Tereza Lara (PT), pede ao Banco Central explicações sobre o descumprimento das leis estaduais 13.738, de 2000, que dispõe sobre a adequação das agências bancárias para o atendimento a deficientes visuais, e 14.235, de 2002, que obriga os bancos a instalarem banheiros e bebedouros para os clientes e reduzirem o tempo de espera na fila de atendimento a 15 minutos.

Outro requerimento solicita as mesmas informações à Federação Brasileira dos Bancos. Lúcia Pacífico também pede que o Movimento das Donas de Casa estude medidas judiciais para obrigarem os bancos a cumprirem essas duas leis. Por fim, um requerimento pede a realização de audiência pública para discutir possíveis irregularidades nos descontos de contracheques de servidores públicos, com representantes de servidores, do Procon Estadual e dos Clubes de Seguros Previclube, Classic e Castelo.

Presenças - Participaram da reunião os deputados Lúcia Pacífico (PTB), presidente; Vanessa Lucas (PSDB), vice; Dimas Fabiano (PP); e Maria Tereza Lara (PT).

 

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715