Deputados aprovam sete indicações para autarquias e fundações

O Plenário da Assembléia de Minas aprovou, em reunião extraordinária da noite desta terça-feira (13/5/2003), a indica...

15/05/2003 - 19:34
 

Deputados aprovam sete indicações para autarquias e fundações

O Plenário da Assembléia de Minas aprovou, em reunião extraordinária da noite desta terça-feira (13/5/2003), a indicação de sete titulares de fundações e autarquias do Estado. Foram aprovados os nomes de Mauro Guimarães Werkema, para a presidência da Fundação Clóvis Salgado; Altino Rodrigues Neto, para o cargo de diretor-geral do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA); Amílcar Vianna Martins Filho, para a presidência da Fundação João Pinheiro; David Márcio Santos Rodrigues, para o cargo de diretor-geral do Instituto de Geociências Aplicadas (IGA); Irene de Melo Pinheiro, para a presidência da Fundação Helena Antipoff; Vítor Fernando de Andrade, para o cargo de presidente da Fundação de Educação para o Trabalho do Estado de Minas Gerais (Utramig); e Caio Nelson Lemos de Carvalho para a presidência da Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec).

Os deputados aprovaram ainda, em 1º turno, cinco projetos de lei (PLs). Do deputado Leonardo Moreira, o PL 35/2003 obriga o Poder Público a fornecer a qualquer pessoa informações de seu interesse particular ou coletivo para a defesa de direitos e o esclarecimento de situações, no prazo de até 15 dias, contados da data do pedido. A proposta dá nova redação ao caput e ao parágrafo 1º da Lei 13.514, de 2000. Do mesmo autor, foi aprovado o PL 37/2003, que dispõe sobre a informação ao consumidor de alteração no peso, no número de unidades ou no volume de produto exposto à venda no comércio varejista.

O PL 71/2003, da deputada Maria José Haueisen (PT), também foi aprovado. O projeto proíbe a inscrição dos devedores de tarifas públicas em cadastros de consumidores inadimplentes. O projeto foi aprovado na forma do substitutivo nº 1, da Comissão de Constituição e Justiça, que adequa o projeto original à técnica legislativa. Também da deputada Maria José Haueisen, foi aprovado o PL 73/2003, que proíbe as operadoras de cartões de crédito que atuam em Minas Gerais de relacionar, em uma única fatura mensal de cobrança, despesas efetuadas pelo consumidor e outras decorrentes da oferta, pela operadora ou por terceiros, de serviço ou bem que não tenha sido expressamente solicitado.

Também foi aprovado o PL 683/2003, da Mesa da Assembléia, que dispõe sobre o Fundo de Apoio Habitacional da Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais (Fundhab) e inclui, nas atividades do Fundo, a assistência médica e hospitalar a servidores e membros da Casa e seus dependentes, por meio de um plano pré-pago. O projeto foi aprovado com a emenda nº 1, apresentada pela Mesa da Assembléia, que assegura que os 8% descontados do primeiro empréstimo a título de capitalização do Fundo continuarão na conta específica do Fundhab.

Requerimento rejeitado - Os deputados rejeitaram o requerimento do deputado Durval Ângelo que, em nome da Comissão de Direitos Humanos, solicitava que fosse encaminhado ofício à presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais, Clara de Jesus Marques Andrade, pedindo informações sobre o Processo Ético nº 858/10/2001. Segundo o requerimento, o processo foi instaurado com o objetivo de apurar a conduta profissional de profissionais da área de enfermagem que trabalham no Hospital Regional Dr. João Penido, de Juiz de Fora, e acompanhavam o caso de um paciente que faleceu em circunstâncias misteriosas, em 2000, quando estava internado para tratamento de tuberculose.

O deputado Carlos Pimenta (PDT) solicitou questão de ordem alegando que a aprovação desse requerimento pelo Plenário exporia o nome de profissionais que os deputados não conhecem, abrindo um precedente desfavorável para a Casa. Após suspensão da reunião para acordo das lideranças, o deputado Chico Simões falou em nome do PT sugerindo que a não aprovação do requerimento não comprometeria o trabalho da Comissão de Direitos Humanos.

Outros requerimentos - Também foram aprovados cinco requerimentos solicitando informações a titulares de órgãos públicos. São eles:

* Requerimento 174/2003, da Comissão de Transporte, solicitando ao presidente do BDMG a relação de todos os contratos firmados atualmente entre as prefeituras e o Banco para utilização dos recursos do Fundo Somma.

* Requerimento 201/2003, do deputado Laudelino Augusto (PT), solicitando ao diretor do DER/MG cópia do contrato de execução da pavimentação da Rodovia-MG-347, trecho Maria da Fé a Cristina, com as especificações que menciona.

* Requerimento 206/2003, do deputado Leonardo Quintão (PL), em que solicita ao secretário de Desenvolvimento Social e Esportes informações sobre os recursos provenientes do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), com as especificações que menciona.

* Requerimento 242/2003, do deputado Roberto Carvalho (PT), solicitando ao secretário de Justiça informações sobre a existência de projeto de instalação de um centro de recuperação de menores infratores em detrimento da proposta de implantação da 11ª Cia. de Polícia instalada na Av. Teixeira Dias com Via do Minério, no Bairro Barreiro de Cima.

* Requerimento 357/2003, do deputado Irani Barbosa, solicitando ao presidente da Cemig cópia do convênio celebrado pela empresa com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais para fornecimento de serviços técnicos, conforme noticiado pelo jornal "Estado de Minas", em 22/03/2003.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715