Comissões discutem organização do TCMG nesta terça (6/5)

A organização e o funcionamento do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais estão na pauta das comissões da Assem...

05/05/2003 - 16:21
 

Comissões discutem organização do TCMG nesta terça (6/5)

A organização e o funcionamento do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais estão na pauta das comissões da Assembléia Legislativa nesta terça-feira (6/5/2003). Às 9 horas, a Comissão Especial do Tribunal de Contas vai ouvir o professor Menelick de Carvalho Neto, da Faculdade de Direito da UFMG, e o professor Carlos Pinto Coelho Mota, do curso de especialização em Controle Externo da Escola de Contas do Tribunal, além do auditor aposentado Frederico Pardini. A comissão começou os trabalhos no dia 19 de março, é presidida pelo deputado Sebastião Navarro Vieira (PFL) e tem como relator o deputado Antônio Carlos Andrada (PSDB).

Às 14h30, a Comissão de Administração Pública vai analisar, em 1º turno, o Projeto de Lei Complementar (PLC) 6/2003, do deputado Laudelino Augusto (PT). O projeto determina que o TCMG inclua, em suas instruções, como elemento integrante da prestação de contas da aplicação de recursos do Fundo de Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), o parecer dos conselhos de acompanhamento e controle social (altera a Lei Complementar 33, de 1994, que dispõe sobre a organização do Tribunal de Contas). A Comissão de Administração Pública é presidida pelo deputado Domingos Sávio (PSDB).

Também para as 14h30 está convocada uma reunião da Comissão Especial criada para emitir parecer sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 36/2003, do deputado Adelmo Carneiro Leão (PT), que altera o artigo 78 da Constituição do Estado. A proposta altera os critérios para escolha dos conselheiros do TCMG, estabelecendo, entre outras coisas, que a nomeação será feita com aprovação pela Assembléia Legislativa a partir de uma lista sêxtupla votada por servidores efetivos do Tribunal e pelos presidentes dos respectivos conselhos profissionais, segundo critérios objetivos de antigüidade e merecimento. A PEC também define mandato fixo de seis anos para o cargo de conselheiro. A reunião foi convocada para a eleição do presidente e do vice e designação do relator.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715