Comissão de Segurança Pública é instalada e elege presidente e vice

Com a presença de várias autoridades dos Poderes Executivo, Judiciário, do Ministério Público, de representantes das ...

04/12/2002 - 21:13
 

Comissão de Segurança Pública é instalada e elege presidente e vice

Com a presença de várias autoridades dos Poderes Executivo, Judiciário, do Ministério Público, de representantes das Polícias Estadual e Federal e de especialistas em segurança pública, foi instalada nesta quarta-feira (4/12/2002) a Comissão de Segurança Pública da Assembléia Legislativa de Minas Gerais. O 1º-vice-presidente da Assembléia, deputado Alberto Pinto Coelho (PPB), destacou que a instalação da 15ª Comissão Permanente da Assembléia Legislativa atende aos anseios da população mineira. Segundo ele, "grandes desafios terão de ser enfrentados pela comissão, principalmente, na interiorização dos trabalhos, na integração com a sociedade e no aprimoramento da função fiscalizadora".

A reunião foi presidida pelo deputado Ermano Batista (PSDB) que conduziu a eleição da presidência e vice-presidência da comissão. Foram eleitos, respectivamente, os deputados Márcio Cunha (PMDB) e Sargento Rodrigues (PDT). Ermano Batista reforçou a importância da criação da Comissão de Segurança Pública, como fruto do esforço conjunto dos Poderes constituídos para barrar a escalada de crimes e violência. Segundo ele, o Estado deve evitar que se repita aqui o aumento da insegurança, como em São Paulo e Rio de Janeiro.

O presidente eleito, deputado Márcio Cunha (PMDB), disse que o grande debate sobre a segurança pública vai se dar após a posse dos novos governantes, pois essa questão ficou relegada a segundo plano pelo governo FHC. "O aumento do fosso entre os que têm mais e os que nada têm oferece combustível à violência, que atinge todas as classes", afirmou. O deputado, em consenso com os outros membros, definiu dia e horário das reuniões ordinárias da comissão, que serão realizadas todas as quintas-feiras, às 9h30. A próxima será nesta quinta (5). O deputado Sargento Rodrigues (PDT) agradeceu o empenho de deputados e autoridades presentes, além da assessoria técnica da Assembléia, para a criação da comissão.

Representando o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, o juiz titular da Vara de Execuções Penais Herbert José Almeida, declarou que a Assembléia vai poder atuar com mais ênfase em três áreas: no campo preventivo, sugerindo políticas públicas; no combate à violência e na questão carcerária. A coordenadora adjunta de Planejamento da Procuradoria-geral de Justiça, Vanessa Fusco Nogueira, afirmou que a nova comissão vai otimizar a atuação do Plano de Contenção de Homicídios de Belo Horizonte. Esse projeto surgiu da parceria do Ministério Público com as Polícias Militar e Civil, Poder Judiciário e Prefeitura da capital.

Já o comandante do Policiamento da Capital, representando o Comando-Geral da PM, Coronel Múcio José Veloso, sugeriu à comissão que proponha um projeto de lei para barrar roubos de celulares. Nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro, foram aprovadas leis para cadastrar titulares de telefones celulares que, de acordo com Múcio, são moeda fácil para troca de armas e drogas.

Presenças - Além dos deputados citados, compuseram a mesa os deputados Rogério Correia (PT) e Agostinho Silveira (PL), além das seguintes autoridades: Sérgio Francisco de Freitas, corregedor-geral de Polícia, representando a Secretaria de Estado da Segurança Pública; Manoel Conegundes da Silva, secretário adjunto de Justiça e Direitos Humanos; coronel BM José Honorato Ameno, comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar. Estiveram presentes também representantes dos seguintes órgãos e entidades: Polícia Rodoviária Federal, Centro de Apoio Operacional de Combate ao Crime Organizado, Delegacia de Entorpecentes da Polícia Federal em Minas, Conselho Estadual de Entorpecentes, Centro de Estudos de Criminalidade em Segurança Pública da UFMG, Fundação João Pinheiro, e Comissão de Segurança Pública da Câmara Federal.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715