TV Assembléia faz cobertura analítica das Eleições 2002

A cobertura do 2º turno das Eleições 2002 consolidou a posição da TV Assembléia como referência no debate político e ...

29/10/2002 - 16:54
 

TV Assembléia faz cobertura analítica das Eleições 2002

A cobertura do 2º turno das Eleições 2002 consolidou a posição da TV Assembléia como referência no debate político e na informação sobre o processo de votação. A avaliação é do gerente-geral da emissora, Rodrigo Lucena, em balanço feito sobre todo o trabalho, que começou ainda em fevereiro, alcançando o auge na cobertura do 1º turno, quando a TV permaneceu 42 horas no ar.

Para a apuração dos votos de 2º turno de presidente e de governadores de Estado, foram mobilizadas cerca de 100 pessoas, entre equipes de jornalismo, editores e técnicos. No domingo (27/10/2002), a TV iniciou seus trabalhos às 7h30, encerrando a cobertura às 0h30, com a agilização dos trabalhos do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A programação enfatizou debates sobre o cenário político e sobre o relacionamento entre o presidente eleito e as demais esferas de poder.

Para isso foram convidados especialistas de diversos setores, que participaram de duas mesas-redondas, sobre os temas "Minas no novo cenário nacional" e "O mundo atento à transição brasileira". Entre debatedores e entrevistados, a TV Assembléia trouxe o deputado federal recém-eleito Patrus Ananias (PT), o senador eleito Hélio Costa (PMDB), o jurista e ex-diretor do TRE, Paulo Eduardo Almeida Melo, o publicitário Cacá Moreno, os professores da UFMG, Fábio Wanderley Reis e Fátima Anastasia, ex-presidente e ministro do Supremo Tribunal Federal, Carlos Velloso, e o diretor do EM Data, Adriano Cerqueira.

Incremento - A TV Assembléia usou os dados fornecidos pelo Tribunal Superior Eleitoral, dando ênfase, segundo Rodrigo Lucena, aos números da apuração no interior de Minas Gerais. O resultado foi a valorização da eleição para presidente no Estado.

Já na sexta-feira (25), antevéspera do 2º turno, a TV Assembléia incrementou sua programação, com entradas ao vivo e participações de especialistas. No sábado o jornal Repórter Assembléia foi transmitido ao vivo e no domingo, além dos boletins do TRE, foram feitos flashes da Praça ABC, entre avenidas Afonso Pena e Getúlio Vargas, em Belo Horizonte, onde ocorria a comemoração dos partidários do presidente eleito Luís Inácio Lula da Silva.

O trabalho de cobertura começou em fevereiro, com a criação do programa Eleições 2002, que tem duração de 30 minutos, com dois blocos de entrevistas, charges, notícias do dia e manchetes do dia seguinte. O programa deve permanecer no ar até a diplomação dos eleitos no Estado, em 18 de dezembro. Depois será substituído por um programa permanente sobre política e eleições.

Desde o primeiro turno, a TV Assembléia vem mostrando os novos deputados federais eleitos, em participações no programa Eleições 2002 e os estaduais no Repórter Assembléia. "Todo este esforço de mostrar o quadro político mineiro, com debates e entrevistas, virou referência no Estado, que antes da TV Assembléia não tinha nada parecido, sistematicamente. O retorno do público tem sido o melhor possível", completa Rodrigo Lucena.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715