Entidades divulgam carta de compromisso de candidatos

Entidades que participam da comissão formada no Debate Público "Eleições 2002: Legislar na Defesa da Criança e da Juv...

23/09/2002 - 18:45
 

Entidades divulgam carta de compromisso de candidatos

Entidades que participam da comissão formada no Debate Público "Eleições 2002: Legislar na Defesa da Criança e da Juventude" divulgaram nesta segunda-feira (23/9/2002), em entrevista coletiva na Sala de Imprensa da Assembléia Legislativa, a "Carta de compromisso dos candidatos às eleições 2002, da mídia e do povo mineiro". O documento é resultado das discussões ocorridas no debate, promovido pela Comissão de Direitos Humanos, no último dia 16 de setembro, no Plenário. Itens essenciais para as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes estão listados na carta, que será encaminhada a todos os candidatos a deputado estadual, através dos partidos políticos.

O deputado Edson Rezende (PT), autor do requerimento para realização do debate público, disse, na coletiva, que é importante estabelecer diretrizes articuladas no Estado para obter resultados práticos nas políticas relacionadas à criança e ao adolescente, que não vêm sendo cumpridas. Participaram também da entrevista o presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Geraldo Gonçalves Oliveira Filho, e o representante da Frente de Defesa do Direito da Criança e Adolescente, Alvino Custódio de Souza.

Compromissos com a infância e a adolescência

O ponto comum entre os 10 itens constantes da carta divulgada é o papel dos parlamentares de avaliar e fiscalizar as políticas públicas voltadas para a infância e a adolescência. As entidades ressaltaram o papel fiscalizador na saúde, garantindo o acesso ao atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), especialmente no que se refere ao atendimento materno-infantil. Outras áreas que merecem a atenção dos candidatos, segundo o documento, são a convivência familiar e comunitária; a educação; a cultura, esporte e lazer; assistência social; profissionalização e atendimento a infratores. A carta busca também o compromisso dos candidatos em garantir a destinação de recursos para programas de erradicação do trabalho infantil e o fortalecimento dos conselhos e fundos de direitos da criança e do adolescente.

Comissão - A comissão formada no Debate Público é composta de representantes da Frente de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Minas Gerais; do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Minas Gerais; do Conselho Estadual de Assistência Social de Minas Gerais; Conselho Estadual de Assistência Social de Minas Gerais; Fórum Mineiro de Educação Infantil; Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente e Sindicato dos Jornalistas do Estado de Minas Gerais.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715