Uberlândia é a quinta cidade a receber palestras para vereadores

Quatro painéis diferentes foram apresentados a vereadores em Uberlândia, no Ciclo de Palestras realizado na Câmara Mu...

23/08/2002 - 18:21
 

Uberlândia é a quinta cidade a receber palestras para vereadores

Quatro painéis diferentes foram apresentados a vereadores em Uberlândia, no Ciclo de Palestras realizado na Câmara Municipal da cidade, nesta quinta e sexta-feira (22 e 23/8/2002). O Ciclo, uma iniciativa da Assembléia Legislativa em parceria com a Escola do Legislativo, abordou temas como as políticas públicas municipais, a ação fiscalizadora do vereador e seu papel no Estado e a representação política.

O deputado Geraldo Rezende (PMDB) esteve presente na abertura do evento, na quinta-feira, e avaliou positivamente a realização das palestras. Segundo ele, os vereadores das cidades do interior não têm muito acesso à informações - que, na sua opinião, são essenciais para o exercício de um bom mandato. "O Ciclo de Palestras é uma oportunidade para esses vereadores tomarem conhecimento sobre o que podem e o que não podem realizar por suas cidades. Com mais informação, há mais chance de esses parlamentares prestarem um serviço de melhor qualidade às suas comunidades", disse o deputado.

Próximas cidades - O ciclo ainda passará por Belo Horizonte, nos dias 10, 11 e 12 de setembro - quando também estará sendo realizado o 17º Congresso para Vereadores da Uvemig - e por Juiz de Fora, onde as palestras serão nos dias 7 e 8 de novembro. O ciclo, que no interior conta com o apoio do Tribunal de Contas, teve início em abril deste ano, na cidade de Timóteo, e já passou por Montes Claros, Pará de Minas e Pouso Alegre, reunindo, até agora, cerca de 500 vereadores de cerca de 200 municípios mineiros.

Conteúdo das palestras

* Painel 1: "O vereador, um cidadão do mundo - As políticas públicas municipais e os desafios da globalização e da era da informação"

* Painel 2: "O vereador, um legislador para o futuro - O Município e a Câmara Municipal no Estado Democrático de Direito"

* Painel 3: "O vereador, um fiscalizador fiscalizado - A Câmara Municipal e o vereador como agentes e sujeitos de fiscalização"

* Painel 4: "O vereador, um parceiro da sociedade - O exercício ético e legítimo de uma nova representação política"

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715