Assembléia promove a Semana JK para comemorar centenário

A Assembléia Legislativa de Minas realiza a Semana JK, a partir da próxima segunda-feira (2/9/2002) até sexta-feira (...

28/08/2002 - 15:27
 

Assembléia promove a Semana JK para comemorar centenário

A Assembléia Legislativa de Minas realiza a Semana JK, a partir da próxima segunda-feira (2/9/2002) até sexta-feira (6/9), como parte comemorativa do centenário de nascimento do político Juscelino Kubitschek A programação inclui, entre outras atividades, um ciclo de debates sobre os Anos JK, contribuindo para uma reflexão mais aprofundada sobre o impacto das suas ações na história recente do país. A realização da Semana JK conta ainda com o apoio da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG, da Secretaria da Cultura de Minas Gerais, Casa de Juscelino, Museu Histórico Abílio Barreto, Uni-BH, Faculdade de Medicina da UFMG e Polícia Militar de Minas Gerais.

As atividades da Semana JK começam com a realização de uma reunião especial, no Plenário, no dia 2 de setembro, requerida pelo deputado Amilcar Martins (PSDB). Na ocasião será lançada a edição histórica da Revista do Legislativo sobre a era JK. Também no mesmo dia será aberta a exposição de fotos "A presença de JK", na Galeria de Arte do Espaço Político-Cultural Gustavo Capanema. A exposição, que terá como tema de fundo os cenários do Brasil no período de 1900 a 1970, identificando, em cada um deles, a presença de Juscelino Kubitschek, reunirá fotos de JK em diversos momentos da sua trajetória política, pertencentes ao acerco da Casa de Juscelino. No dia seguinte, será lançado o livro "Brasília Transcendental - Poema Ilustrado", de José Efigênio Pinto Coelho.

Prosseguindo as comemorações organizadas pela Assembléia, acontece no dia 4 de setembro o Ciclo de Debates "Os Anos JK", quando serão abordados os painéis JK e os Anos 50 e O Legado JK: Economia, Cultura e Sociedade. O objetivo é analisar o que mudou no Brasil a partir do governo Juscelino Kubitschek, as transformações econômicas e sociais decorrentes do crescimento acelerado e da modernidade. Para analisar essas questões sob diversos enfoques, estarão presentes no Ciclo historiadores, cientistas políticos e professores - especialistas no estudo dos anos JK e de suas repercussões no Brasil.

JK é tema de edição histórica

O número especial da Revista do Legislativo sobre o centenário de nascimento do ex-presidente Juscelino Kubitschek terá uma tiragem de 5 mil exemplares. Em formato maior, produção esmerada, com cores e muitas fotos, a revista será lançada durante a reunião especial no Plenário da Assembléia, no dia 2 de setembro. Além de sua distribuição durante a Semana JK, a publicação será enviada especialmente para instituições, bibliotecas e pessoas jurídicas.

A edição traz uma série de artigos de professores, economistas e historiadores com reflexões sobre o período JK, sua trajetória política e sua atuação nos executivos municipal, estadual e federal. Além disso, a revista apresenta a biografia de Juscelino Kubitschek incluída no Dicionário Biográfico de Minas Gerais - Período Republicano 1998/1991.

A revista reúne também documentos históricos que pertencem ao acervo da Biblioteca Camilo Prates da Assembléia Legislativa de Minas Gerais. Entre os documentos, está o pronunciamento de Trancredo Neves na Câmara dos Deputados, na ocasião da morte de JK; e o discurso do deputado Genésio Bernardino, em nome da bancada do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), na Assembléia Legislativa de Minas, quando o Plenário foi denominado "Plenário Juscelino Kubtischek". Também nesta edição, está o primeiro balanço das atividades de JK à frente da administração estadual, divulgadas no rádio pelo próprio Juscelino.

Programação da Semana JK

2 de setembro, às 20 horas:

* Reunião especial no Plenário da Assembléia, requerida pelo deputado Amilcar Martins (PSDB). Lançamento da edição histórica da Revista do Legislativo sobre a era JK

* Abertura da exposição "A Presença de JK", na Galeria de Arte do Espaço Político-Cultural Gustavo Capanema.

3 de setembro, às 19 horas:

* Lançamento do livro "Brasília Transcendental - Poema Ilustrado", de José Efigênio Pinto Coelho, na Galeria de Arte do Espaço Político-Cultural Gustavo Capanema.

4 de setembro

* Ciclo de Debates "Os Anos JK", no Plenário da Assembléia, com a seguinte programação:

- Às 9 horas: Abertura com o presidente de Assembléia deputado Antônio Júlio (PMDB)

- Às 9h30: JK e o Anos 50, com Lucília Almeida Neves, historiadora e professora titular de história do curso de mestrado em Ciências Sociais da PUC-Minas; Fábio Wanderley Reis, cientista político e professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais; Luiz Jorge Werneck Viana, professor do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ); Vânia Maria Losada Moreira, professora da Universidade Federal do Espírito Santo. O coordenador dos debates é o deputado Wanderley Ávila (PPS).

- Às 14 horas: O Legado JK: Economia, Cultura e Sociedade, com Dércio Garcia Munhoz, economista e ex-presidente do Conselho Federal de Economia; Vera Alice Cardoso Silva, professora do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais; e Eneida Maria de Souza, professora titular da Universidade Federal de Minas Gerais. O coordenador dos debates é o deputado Amilcar Martins (PSDB).

As inscrições para o Ciclo podem ser feitas pelo telefone (31) 3290-7800, fax (31) 3290-7670 ou no Centro de Atendimento ao Cidadão da Assembléia, na rua Rodrigues Caldas, 30.

6 de setembro

* Apresentação do grupo "Arte e Som", da Fundação Monique Leclercq, no Teatro da Assembléia.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715