Comissão da Prostituição Infantil poderá aprovar relatório esta semana

A Comissão Especial da Prostituição Infantil da Assembléia de Minas poderá apreciar, nesta semana, o relatório final ...

01/07/2002 - 18:23
 

Comissão da Prostituição Infantil poderá aprovar relatório esta semana

A Comissão Especial da Prostituição Infantil da Assembléia de Minas poderá apreciar, nesta semana, o relatório final das atividades. Estão convocadas reuniões para as 10h30 e as 15h30 desta terça-feira (2/7/2002), no Plenarinho II. A Comissão foi criada em 6 de novembro de 2001 para averiguar as suspeitas de exploração sexual de crianças em Minas. As suspeitas foram comprovadas por meio de processos judiciais e policiais, relatório da Secretaria do Trabalho, da Assistência Social, da Criança e do Adolescente (Setascad) e inquérito do Ministério Público, a partir de notícias sobre a prostituição infantil em Taiobeiras.

As reuniões da Comissão foram suspensas, desde o final de maio, para elaborar o relatório final. A deputada Elbe Brandão (PSDB) é a relatora. Entre os casos analisados pelos parlamentares, estão os de Araxá, Arinos e Taiobeiras. O Ministério Público também apura as acusações feitas a dois promotores da Comarca de Araxá, Armando Lourenço da Silva e Luiz Alexandre Cruz Ferreira, que foram afastados. Já a Corregedoria-Geral do Tribunal de Justiça abriu sindicância sobre o caso de Arinos, em que um juiz foi acusado de envolvimento com abuso sexual de menores; e o prefeito de Taiobeiras, Joel da Cruz dos Santos, investigado pela Comissão, é alvo de queixa-crime no Ministério Público. A relatora apresentou, ainda, requerimento em abril solicitando a transformação da comissão em CPI.

Foram realizadas 13 audiências nas seguintes cidades: Taiobeiras, Governador Valadares, Belo Horizonte, Teófilo Otoni, Araxá, Nanuque, Montes Claros, Carangola, Arinos, Itaobim e Timóteo. Os trabalhos da Comissão Especial da Prostituição Infantil foram destacados, ainda, no Debate Público "Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes", realizado em maio. Segundo o presidente, deputado Rogério Correia (PT), um dos objetivos do evento era elaborar um plano estadual de combate à violência contra crianças e adolescentes e estabelecer políticas públicas definidas, esclarecendo o papel da sociedade e do poder público.

Integrantes da Comissão - Integram a Comissão Especial da Prostituição Infantil os seguintes deputados, como membros efetivos: Rogério Correia (PT), presidente; deputada Elbe Brandão (PSDB), relatora; João Pinto Ribeiro (PTB), Márcio Kangussu (PPS) e Paulo Pettersen (PL). Os suplentes são os seguintes deputados: Durval Ângelo (PT), Amilcar Martins (PSDB), Fábio Avelar (PTB), Jorge Eduardo de Oliveira (PMDB) e Dinis Pinheiro (PL).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715