Projeto de Lei regulamenta cursos na área de saúde

A Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia aprovou, nesta quinta-feira (20/6/2002), parecer sobre a emenda...

20/06/2002 - 14:50
 

Projeto de Lei regulamenta cursos na área de saúde

A Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia aprovou, nesta quinta-feira (20/6/2002), parecer sobre a emenda nº 3 ao Projeto de Lei (PL) 1.160/2000, do deputado Edson Rezende (PT), que estabelece requisitos para a criação, autorização de funcionamento, avaliação e reconhecimento dos cursos de nível médio, pós-médio e superior na área de saúde, das instituições de educação integrantes do Sistema Estadual de Educação. O relator, deputado José Henrique (PMDB), opinou pela aprovação da emenda nº 3 na forma da subemenda nº 1.

A emenda nº 3 foi apresentada em Plenário, na discussão de 2º turno da matéria. Ela estabelece que o Conselho Estadual de Saúde fará prévia consulta aos Conselhos Regionais, à Associação Médica de Minas Gerais e à Associação Brasileira de Odontologia - Seção Minas Gerais, ao analisar projetos de criação de cursos de graduação em Medicina, Odontologia e Psicologia. A subemenda nº 1 visa a adequação do texto da emenda à técnica legislativa. A Comissão também aprovou três proposições que dispensam apreciação do Plenário.

Educação é mercadoria?

A Comissão aprovou requerimento do deputado Adelmo Carneiro Leão (PT), solicitando a realização de um ciclo de debates sobre o tema "Educação é mercadoria?".
A UFMG realizou no último dia 17 um ciclo de debates sobre o mesmo tema, devido à decisão da OMC de incluir a educação entre os 12 setores de serviços capitulados no Acordo Geral sobre o Comércio de Serviços (Gats). A reitora da universidade, Ana Lúcia Almeida Gazzola, publicou um manifesto que, segundo o deputado, pode servir de reflexão inicial para orientar o debate proposto.

Também foi aprovado requerimento do deputado Dalmo Ribeiro Silva (PPB) no sentido de que seja formulado apelo ao ministro da Educação, Paulo Renato Souza, para deferir o pleito da Escola Agrotécnica Federal de Inconfidentes (Eafi), de ser transformada em Centro Federal de Educação Tecnológica. De acordo com o deputado, a transformação resultará na ampliação de vagas e na diversificação de oferta de cursos na escola.

Presenças - Participaram da reunião os deputados Cristiano Canêdo (PTB), José Henrique (PMDB), Amilcar Martins (PSDB) e Edson Rezende (PT).

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715