Assembléia realiza diversas audiências públicas no interior

A Comissão Especial encarregada de emitir parecer sobre a PEC 87/2002 continua a realizar, ao longo desta semana, aud...

17/06/2002 - 19:19
 

Assembléia realiza diversas audiências públicas no interior

A Comissão Especial encarregada de emitir parecer sobre a PEC 87/2002 continua a realizar, ao longo desta semana, audiências públicas no interior de Minas Gerais para discutir a proposição, de autoria do deputado Sargento Rodrigues (PDT), que modifica o artigo 137 da Constituição. A PEC 87 cria uma coordenação única para as atividades da área de segurança pública. A proposta é se criar um Sistema Estadual de Defesa Social, com a participação de representantes das Polícias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros Militar e de uma Subsecretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos.

A Comissão já se reuniu em Montes Claros, Varginha e, nessa segunda-feira (17/6), em Governador Valadares. Na quinta-feira (20/6), às 9 horas, a PEC 87/2002 será debatida em audiência pública na cidade de Uberaba. Foram convidados para a reunião as seguintes autoridades: presidente da Câmara Municipal de Uberaba, vereador Elmar Humberto Goulart; comandante da 5ª Região da PM de Uberaba, tenente-coronel PM Hamilton Firmino da Silva; comandante da 3ª Cia. Independente do Corpo de Bombeiros Militar, capitão BM Mathews Queirós Correia; juiz diretor do Fórum Melo Viana de Uberaba, Habib Felippe Jabour; promotor de Justiça da 2ª Promotoria e Coordenador do Centro de Apoio à Promotoria (CAP), Eduardo Pimentel de Figeiredo; e delegado regional de Segurança Pública de Uberaba, Robson Matos Esteves.

Ainda no dia 20/06, às 15 horas, a Comissão volta a se reunir em Uberlândia, com as seguintes presenças: presidente da Câmara Municipal de Uberlândia, vereador Geraldo Jabbur, juíza diretora do Fórum da Comarca da cidade, Maria Luíza Santana Assunção; coordenador do Centro de Apoio à Promotoria, promotor Fábio Guedes de Paula Machado; comandante da 9ª Região da PM de Uberlândia, coronel PM José Sebastião Alves de Aguilar; comandante do 5º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, tenente-coronel BM Hermes Antônio Pereira; e delegado de Segurança Pública de Uberlândia, Ramon Tadeu Carvalho.

Ecoturismo - A situação do ecoturismo nacional e do turismo sustentável é assunto da audiência pública que a Comissão de Turismo, Indústria e Comércio realiza em Poços de Caldas, na próxima quarta-feira (19/6), às 13 horas. São esperados no encontro os deputados Pastor George (PL), autor do requerimento da reunião, e Sebastião Navarro Vieira (PFL), além da deputada Maria Olívia (PSDB). Convidados: deputado federal Carlos Mosconi; prefeito municipal de Poços de Caldas, Paulo Tadeu Silva D'Arcádia; presidente da Câmara Municipal de Poços de Caldas, vereador Mário Montigelli; secretário municipal de Turismo, Cláudio Loureiro; promotor municipal de Meio Ambiente, Sidney Boccia; e presidente da Agência de Desenvolvimento do Sul de Minas, João Ferrão.

Falta de diplomas - Na quinta-feira (20/6), às 9 horas, a Comissão de Defesa do Consumidor debate os problemas causados por uma instituição de ensino no Norte de Minas. O Colégio Opção teria realizado cursos na cidade de São Francisco sem prévia autorização da Secretaria de Educação, o que vem prejudicando os alunos, que não conseguem retirar os diplomas. A audiência pública foi requerida pela deputada Maria José Haueisen (PT), com os seguintes convidados: superintendente de Organização Educacional da Secretaria de Estado da Educação, Maria Aparecida Carvalhais de Oliveira; inspetor da 17ª Superintendência Regional de Ensino de Januária, Ricardo Lopes Mendes; diretora do Colégio Opção, Maria da Conceição Mendonça e Silva; e aluno do Colégio Opção, Ursulino Mendes de Mato.

Sem-terra - No mesmo dia, às 9:30, a Comissão de Direitos Humanos realiza audiência pública para discutir e conhecer a situação das 120 famílias de sem-terra acampadas na divisa de Mário Campos e Sarzedo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A Comissão já havia discutido o assunto em reunião no mês passado, e agora vai conhecer, in loco, as condições do acampamento, montado há 11 meses. Os moradores reclamam que não há infra-estrutura nem garantias de que a terra será desapropriada ainda neste ano. A audiência foi solicitada pelo deputado João Leite (PSB).

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715