Alemg aprova projeto que organiza Defensoria Pública

Diante das galerias lotadas, o Plenário da Assembléia Legislativa de Minas aprovou na Reunião Ordinária desta quarta-...

05/06/2002 - 19:57
 

Alemg aprova projeto que organiza Defensoria Pública

Diante das galerias lotadas, o Plenário da Assembléia Legislativa de Minas aprovou na Reunião Ordinária desta quarta-feira (5/6/2002), em 1º turno, por 51 votos a favor e nenhum contra, o Projeto de Lei Complementar (PLC) 50/2002, do governador Itamar Franco, que organiza a Defensoria Pública, define sua competência e trata da carreira do defensor público. O PLC foi votado na forma do substitutivo nº 1, apresentado pela Comissão de Administração Pública. As emendas nºs 10 a 17, propostas pela Comissão de Administração Pública, foram aprovadas por 47 votos favoráveis e nenhum contrário.

O projeto prevê a instalação do órgão em todas as comarcas do Estado. A Defensoria Pública é uma entidade autônoma, vinculada ao governador, que tem a incumbência de prestar assistência jurídica, judicial e extrajudicial gratuita a pessoas carentes, incluindo orientação jurídica, postulação e defesa de seus direitos e interesses em todos os graus e instâncias.

Quanto às emendas aprovadas, a de nº 10 autoriza o Poder Executivo a abrir crédito especial de até R$ 21,158 milhões para cobrir as despesas resultantes da execução orçamentária do novo órgão. Outras emendas tratam da criação de cargos, carreira e remuneração dos defensores públicos, e ainda da criação de uma estrutura mínima de funcionamento.

Outras matérias - Foi encerrada a discussão, em 1º turno, da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 62/2001, do deputado Cabo Morais (PL), que dispõe sobre promoção de servidores militares. Durante a discussão em 1º turno do Projeto de Lei (PL) 1.783/2001, do governador Itamar Franco, revogando a Lei 13.162/99, que trata da composição da frota oficial de veículos do Estado, foi apresentado um substitutivo, do deputado Paulo Piau (PFL), e duas emendas propostas pelo deputado Anderson Adauto (PL). Por isso, a Presidência da Mesa encaminhou a matéria para receber parecer da Comissão de Fiscalização Financeira.

O PL 1.865/2001, do governador, que reorganiza a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas, foi aprovado em 1º turno, com a emenda nº 1 e encaminhado à Comissão de Administração Pública. A emenda inclui, na estrutura orgânica da Secretaria, a Diretoria de Logística Intermodal. O PL 1.978/2002, do deputado Durval Ângelo (PT), que autoriza o Estado a doar um imóvel à cidade de Tocantins para o funcionamento de uma escola municipal, também foi aprovado em 1º turno e enviado para a Comissão de Fiscalização Financeira.

Não houve quórum regimental para a votação da PEC 68/2001, do deputado Dalmo Ribeiro Silva (PPB), em 1º turno, e da PEC 44/2000, do governador, em 2º turno.

Foram deferidos os seguintes requerimentos:

* do deputado Edson Rezende (PT) e outros, pedindo o reexame pelo Plenário das conclusões do relatório final da CPI da Mineração Morro Velho;

* do deputado Miguel Martini (PSB), pedindo a inclusão em ordem do dia do PL 2.013/2002, de sua autoria, que torna obrigatório o ensino fundamental nas penitenciárias e dá aos presos o direito de cursar o ensino supletivo;

* do deputado Fábio Avelar (PTB) e outros, pedindo uma reunião especial em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente;

* do deputado Durval Ângelo (PT) e outros, solicitando a realização de uma reunião especial comemorativa dos 90 anos de criação do Ipsemg;

* do deputado Marcelo Gonçalves (PDT), em que requer a constituição de uma Comissão de Representação para visitar as instalações do Deoesp e verificar as circunstâncias em que ocorreu uma fuga de presos do local. Foram designados os deputados Marcelo Gonçalves, Rogério Correia (PT), Marco Régis (PL) e Elaine Matozinhos (PSB) para integrarem a comissão.

Requerimentos aprovados - Foram deferidos pela Presidência da Mesa três requerimentos da Comissão de Turismo, solicitando informações ao prefeito de São João Del-Rey e à Rede Ferroviária Federal S.A. quanto à competência para a conservação do patrimônio histórico da rede ferroviária daquela cidade e do Município de Ribeirão Vermelho.

Não houve quórum regimental para a votação da PEC 68/2001, do deputado Dalmo Ribeiro Silva (PPB), em 1º turno, e da PEC 44/2000, do governador, em 2º turno.

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715