Plenário aprova seis projetos de lei em 1º turno

A Assembléia Legislativa de Minas Gerais aprovou, na reunião extraordinária de Plenário da manhã desta quinta-feira (...

15/05/2002 - 19:16
 

Plenário aprova seis projetos de lei em 1º turno

A Assembléia Legislativa de Minas Gerais aprovou, na reunião extraordinária de Plenário da manhã desta quinta-feira (15/5/2002), os seis projetos de lei que estavam na pauta, todos em 1º turno. Entre eles, o Projeto de Lei (PL) 1.078/2000, do deputado João Paulo (PL), que proíbe aos bancos de dados de serviço de proteção ao crédito cadastrar e veicular informações sobre débitos de mutuários, relativos a contratos de financiamento imobiliário firmados com instituições financeiras integrantes do Sistema Financeiro da Habitação (SFH). O projeto foi aprovado com as emendas nºs 1 a 3 e vai retornar para a Comissão de Defesa do Consumidor, para receber parecer de 2º turno.

Da forma aprovada, o projeto também estabelece que compete ao Programa Estadual de Proteção ao Consumidor (Procon) aplicar a penalidade prevista nesta lei. A emenda nº 3, apresentada pelo deputado Dalmo Ribeiro Silva (PPB), estabelece que a multa de 1 mil Ufirs (Unidade Fiscal de Referência) será aplicada em dobro em caso de reincidência.

Armazenagem rural - O PL 1.009/2000, do deputado Paulo Piau (PFL), que cria o Programa Mineiro de Armazenagem em nível de propriedade rural ou de forma comunitária, foi aprovado na forma do substitutivo nº 1, apresentado pela Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial. Com a aprovação, ficou prejudicada a emenda nº 1, da Comissão de Constituição e Justiça. O texto aprovado define a armazenagem de forma comunitária como aquela praticada por grupo de produtores, de forma associativa, em equipamentos localizados em comunidade rural ou propriedade próxima às unidade produtivas.

Alguns objetivos do programa são: estimular a armazenagem, a classificação e a padronização de grãos na propriedade rural ou de forma comunitária; promover a melhoria das condições de armazenagem pelos produtores, de forma a facilitar o acesso aos benefícios da política de preços mínimos estabelecida pelo Governo Federal; estimular a criação de sistemas comunitários, associativos e cooperativos de armazenagem de grãos nas regiões produtoras; aprimorar os mecanismos de armazenagem e comercialização de grãos no Estado, de forma a eliminar a figura do atravessador.

Casemg - O projeto estabelece uma série de atribuições para o Poder Executivo, como desenvolver esforços para aproveitar, por meio de contrato administrativo por tempo determinado, o pessoal oriundo da Companhia de Armazéns e Silos do Estado de Minas Gerais (Casemg) nos diversos órgãos envolvidos no Programa. O Executivo também deverá buscar o estabelecimento de acordo com o Governo Federal com vistas a permitir a utilização das estruturas de armazenagem da Casemg pelos agricultores envolvidos no Programa. O PL 1.009/2000 será apreciado em 2º turno pela Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial.

Outros projetos aprovados

Também foram aprovados os seguintes Projetos de Lei:

* PL 1.090/2000, do deputado Adelino de Carvalho (PMN), que altera o inciso V do artigo 2º da Lei 13.449/2000, que cria o Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Comércio Exterior do Aeroporto Internacional Tancredo Neves - Lei "Pró-Confins". O projeto inclui os municípios de Pedro Leopoldo e Matozinhos na lei e será analisado, em 2º turno, pela Comissão de Turismo;

* PL 1.170/2000, do deputado Pastor George (PL), que dispõe sobre a inclusão da Bíblia Sagrada, editada em braile, no acervo das bibliotecas públicas. O projeto foi aprovado na forma do substitutivo nº 1, da Comissão de Educação. O substitutivo prevê que o Estado poderá aproveitar experiências e trabalhar conjuntamente com entidades que já atuam na assistência ao deficiente visual. O projeto vai retornar à Comissão de Educação para receber parecer de 2º turno;

* PL 1.229/2000, do deputado Agostinho Silveira (PL), que autoriza o Poder Executivo a implantar, na rede pública hospitalar, programa de prevenção e tratamento da obesidade e das doenças dela decorrentes. Aprovado com a emenda nº 1, da Comissão de Saúde, o projeto retornará a ela para receber parecer de 2º turno;

* PL 1.934/2000, do governador, que autoriza o Poder Executivo a doar imóvel ao município de Itaobim. O projeto será analisado, em 2º turno, pela Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715