São João del Rei quer segurança para patrimônio histórico

A preocupação com a falta de segurança nas igrejas da cidade foi o assunto mais discutido na audiência pública da Com...

15/05/2002 - 17:28
 

São João del Rei quer segurança para patrimônio histórico

A preocupação com a falta de segurança nas igrejas da cidade foi o assunto mais discutido na audiência pública da Comissão de Turismo, Indústria e Comércio, realizada em São João del Rei, nesta quarta-feira (15/5/2002). Os moradores da cidade denunciaram o vandalismo nas igrejas e monumentos históricos e enfatizaram a importância da guarda do patrimônio histórico. No começo da semana, uma igreja da cidade teve sua fachada violada, com a destruição de obras de Aleijadinho do século XVIII.

Além dessa questão, a Comissão abordou outros assuntos ligados às potencialidades turísticas da região e às políticas de desenvolvimento do ecoturismo. "A população da cidade desconhece o potencial para o turismo ecológico na região, que apresenta lindas paisagens e trilhas", afirmou a deputada Maria Olívia (PSDB), presidente da Comissão.

A parlamentar enfatizou ainda a importância do turismo para o desenvolvimento de uma região e destacou os diversos projetos que tramitam na Assembléia Legislativa abordando o tema. "Antigamente não era dada ao turismo a importância que ele merece, mas hoje tanto os governos quanto a sociedade civil estão tomando consciência e vendo que ele é uma saída para o desenvolvimento econômico e social", afirmou.

Participação - A reunião aconteceu no Teatro da cidade e teve a participação de alunos do curso de Turismo, representantes das associações comerciais e pessoas interessadas no assunto. Os presentes reclamaram da falta de sinalização, que prejudica os turistas e dificulta o trânsito nas cidades históricas, e finalizaram pedindo melhorias das condições das estradas que cortam a região.

Foram aprovados na reunião dois requerimentos. Um, do deputado Pastor George (PL), pedindo ao DER/MG ações efetivas do órgão nas estradas da região. O outro, da deputada Maria Olívia (PSDB), solicitando ao IEF a criação do Conselho Consultivo da Área de Proteção Ambiental (APA) de São José.

Presenças - Estiveram na reunião a deputada Maria Olívia (PSDB), presidente da Comissão; e os deputados Gil Pereira (PPB), vice-presidente, e Pastor George (PL).

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715