Empresas de telefonia celular são acusadas de cartelização

O vice-presidente da Associação Mineira dos Usuários de Telefonia, Marco Aurélio Carone, reafirmou aos deputados da C...

25/04/2002 - 15:17
 

Empresas de telefonia celular são acusadas de cartelização

O vice-presidente da Associação Mineira dos Usuários de Telefonia, Marco Aurélio Carone, reafirmou aos deputados da Comissão Especial da Lista de Assinantes, nesta quinta-feira (25/4/2002), as denúncias de monopólio, por parte da Telemar, na edição das listas telefônicas na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Ele disse que uma holding, com sede no Rio de Janeiro, cujos integrantes têm grande parte das ações da Telemar, recebe em torno de R$ 18 milhões com a venda da subconcessão para exploração do catálogo pela Telelistas.

De acordo com Marco Aurélio Carone, além da Telemar ter concessão apenas para prestar serviços de telefonia, ela não pode vender o cadastro, já que, legalmente, o responsável pelo registro do cadastro é a Assembléia Metropolitana da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Ambel). "O cadastro é do usuário e todos os benefícios devem ser revertidos para ele. Esta lista poderia estar disponível até mesmo na Internet, porque assim facilitaria para o usuário de orelhão, que não tem onde consultar," afirmou.

O vice-presidente da Associação Mineira dos Usuários de Telefonia acusou as três empresas de telefonia celular que atuam em Belo Horizonte de formação de cartel. Ele disse que elas permitem a habilitação de apenas duas marcas de celulares, Motorola e Nokia, e, assim, extrapolam o Código de Defesa do Consumidor, impedindo que os usuários comprem marcas com preços menores.

O deputado Agostinho Silveira (PL), relator da Comissão, pediu ao convidado que relatasse, por escrito, três práticas ilícitas da Telemar, e encaminhasse à Comissão. Para a próxima reunião, na quinta-feira (2/5), serão convidados dirigentes da Telelistas para esclarecerem as denúncias relacionadas à Telemar e à Telelistas.

Requerimento - Foi aprovado um requerimento, de autoria do deputado Márcio Kangussu (PPS), solicitando que seja encaminhado ofício convidando o superintendente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Marcos Bafutto, para prestar esclarecimentos à Comissão.

Presenças

Participaram da reunião os deputados Márcio Kangussu (PPS), que a presidiu, Agostinho Silveira (PL) e Eduardo Hermeto (PFL).

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715