Evento em Capitólio aborda Furnas e gestão das águas

Cerca de 150 pessoas participaram da quarta reunião de interiorização do Seminário Legislativo "Águas de Minas II", n...

23/04/2002 - 21:00
 

Evento em Capitólio aborda Furnas e gestão das águas

Cerca de 150 pessoas participaram da quarta reunião de interiorização do Seminário Legislativo "Águas de Minas II", nesta terça-feira (23/4/2002), na cidade de Capitólio, situada na Região Sul do Estado. O evento é promovido pela Assembléia Legislativa de Minas Gerais em parceria com instituições governamentais e não-governamentais. Representantes de outros 22 municípios também compareceram à reunião. Capitólio faz parte da Bacia Hidrográfica do Rio Grande, que é composta também por outros municípios mineiros e paulistas. A primeira reunião com as comunidades da Bacia do Rio Grande ocorreu em Uberaba, no dia 18.

A reunião foi coordenada pelo deputado Marco Regis (PL), que falou sobre a importância da não-privatização de Furnas Centrais Elétricas. A empresa conta com um complexo de usinas hidrelétricas, termelétricas e nucleares, totalizando uma potência instalada de 8.141 MW, sendo 38 subestações e 14.000 Km de linhas de transmissão, posicionando-se assim, como uma das maiores empresas nacionais. Capitólio está situado às margens do Lago de Furnas. Marco Regis ressaltou, ainda, a necessidade da mobilização da sociedade para a questão das águas. Os demais deputados presentes criticaram a má gestão de recursos hídricos e os prejuízos causados à população. O consultor Pedro Chagas, da Gerência de Meio Ambiente da Gerência-Geral de Consultoria Temática da Assembléia Legislativa, explicou os instrumentos de gestão dos recursos hídricos e citou as legislações estadual e federal elaboradas em prol do meio ambiente.

Eleição de delegados - Para participarem de grupos de trabalho e da plenária final do seminário, que será realizada na Assembléia, nos dias 1º, 2 e 3 de julho, foram eleitos seis delegados. Os representantes dos usuários são Vasco Drazo Gil e Valmir Antônio Machado; do poder público, Wagner Jorge Figueiredo Neto (da Emater de Capitólio) e Eduardo Prado (secretário Municipal do Meio Ambiente de Muzambinho); e da sociedade civil, Wilson Gonçalves da Silva (da Associação Comercial de Capitólio) e Carlos Alberto Alves (da Associação de Defesa Ambiental de Passos).

Presenças - A mesa dos trabalhos foi composta pelos deputados Dilzon Melo (PTB), que presidiu a reunião; Marco Regis (PL), que coordenou a reunião; Eduardo Hermeto (PFL), Sebastião Navarro Vieira (PFL), além do prefeito de Capitólio, Juracy Melo de Rezende (PFL); do vereador Nilton Fabiano da Silveira; do presidente da Associação dos Municípios do Lago de Furnas (Alago), José Rezende Lara; representando o secretário de Estado do Meio Ambiente Paulino Cícero de Vasconcelos, Augusto César Soares dos Santos; da representante da Ameg (Associação dos Municípios do Médio Rio Grande), Maria Helena Orlande Pereira; e do representante da Amog (Associação dos Municípios da Baixa Mogiana), Uldagmar de Oliveira.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715