Minas apresenta propostas para o combate à violência

O relatório "Sistema de Defesa Social - Minas Apresenta Suas Propostas" foi entregue, nesta quinta-feira (11/4/2002),...

12/04/2002 - 14:46
 

Minas apresenta propostas para o combate à violência

O relatório "Sistema de Defesa Social - Minas Apresenta Suas Propostas" foi entregue, nesta quinta-feira (11/4/2002), ao presidente da Comissão Permanente de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, Violência e Narcotráfico da Câmara dos Deputados, deputado federal Ronaldo Vasconcellos (PL/MG) e ao presidente do Senado, Ramez Tebet. O documento foi entregue pelo presidente da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, deputado Antônio Júlio (PMDB), pelos deputados Anderson Adauto (PL) - coordenador do Grupo de Trabalho sobre Segurança Pública, Cabo Morais (PL), João Leite (PSB), Sargento Rodrigues (PDT); pelo desembargador do Tribunal de Justiça, Joaquim Alves de Souza e pelo procurador-geral do Estado, Nedens Ulisses.

Os parlamentares e os representantes do Tribunal de Justiça e do Ministério Público se reuniram com o deputado federal Ronaldo Vasconcelos na Câmara dos Deputados, com a presença do deputado federal Cabo Júlio (PL/MG). Já o encontro com o presidente do senado, Ramez Tebet, aconteceu no gabinete do senador, com a presença dos senadores José Alencar (PL/MG) e Arlindo Porto (PTB/MG). O "Sistema de Defesa Social- Minas Apresenta Suas Propostas" é um trabalho desenvolvido pelo Poder Executivo, Assembléia Legislativa de Minas Gerais, Ministério Público e Tribunal de Justiça do Estado e reúne sugestões de investimentos na área social e nas Polícias Militar e Civil. Entre essas propostas estão a coordenação de ações das polícias e a integração de poderes para solucionar o problema da violência pública. Para Ronaldo Vasconcellos, Minas está dando um exemplo que deve ser seguido por todas as demais Assembléias do País. Segundo ele, o relatório é de fundamental importância para a construção de uma política de segurança pública nacional eficiente.

Ação pela segurança pública

De acordo com o presidente da Assembléia, deputado Antônio Júlio, o documento representa uma iniciativa para que a questão da segurança pública saia do âmbito da discussão e passe para o da ação. O deputado afirmou que fez um apelo ao Senado para que todas as medidas referentes à segurança pública sejam tratadas de forma prioritária. Para ele, as ações das polícias devem ser integradas, além de interligadas ao sistema penitenciário. "Precisamos dar rumo à clemência do povo brasileiro", declarou. O deputado federal Cabo Morais (PL/MG) ressaltou que o documento é uma maneira de Minas contribuir no combate à violência no Brasil. "Esta é uma forma de Minas se inserir na discussão do contexto nacional", afirmou.

O presidente do Senado, Ramez Tebet, aprovou o relatório apresentado, dizendo que ele é a manifestação da sociedade através dos seus representantes. O presidente informou que irá encaminhar o documento à Comissão Mista de deputados e senadores, para ser analisado. Para o procurador-geral de Justiça do Estado, Nedens Ulisses, a ação demonstra que o poder público de Minas Gerais está empenhado na busca de soluções para o combate à criminalidade. O procurador acredita que é importante que todos os poderes contribuam para a resolução de problemas como o da segurança pública.

O deputado Anderson Adauto (PL) afirmou que Minas Gerais tem desenvolvido trabalhos na área de segurança pública há quatro anos, e por isso tem experiência para ajudar a solucionar a questão, com a apresentação de propostas. È da mesma opinião o deputado João Leite (PSB), que acredita que as propostas apresentadas pelo poder público mineiro apontam para as mudanças que devem ser implementadas no sistema de segurança do País.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715