Convênio viabiliza palestras no interior para vereadores

Com a presença de vereadores de diversas regiões do interior do Estado, a Assembléia e a União dos Vereadores de Mina...

09/04/2002 - 16:30
 

Convênio viabiliza palestras no interior para vereadores

Com a presença de vereadores de diversas regiões do interior do Estado, a Assembléia e a União dos Vereadores de Minas Gerais (Uvemig) assinaram convênio para a realização do ciclo de palestras "O vereador no século XXI - O município e a nova realidade mundial" em sete cidades mineiras, a serem coordenados pela Escola do Legislativo. A assinatura do convênio aconteceu nesta terça-feira (9/4/2002), no Salão Nobre. "A Assembléia tem procurado a valorização do vereador, que tem o importante papel de definir ações a serem implementadas pelo Executivo e cujas responsabilidades têm crescido ao longo do tempo", enfatizou o presidente da Casa, deputado Antônio Júlio (PMDB), ao abrir a solenidade. Os eventos no interior têm o apoio do Tribunal de Contas do Estado.

O presidente ressaltou que a iniciativa dá continuidade a trabalho desenvolvido por Mesas anteriores. Para o vice-presidente do Tribunal de Contas, Simão Pedro Toledo, é fundamental o resgate, pela Assembléia mineira, da política municipalista. A primeira reunião no interior será em Timóteo, nos dias 25 e 26 de abril (veja programação abaixo) e a última será em Belo Horizonte, nos dias 26 e 27 de setembro, com a conclusão do ciclo. A presidente da Uvemig, Branca Castilho de Souza Cunha, destacou a necessidade de treinamentos para o aperfeiçoamento da atuação parlamentar. Ela lembrou que, nas últimas eleições, foi expressiva a renovação das Câmaras Municipais e, por isso, a demanda por informações é crescente. A ida da Escola do Legislativo ao interior é bem-vinda também, acrescentou, em função da dificuldade que os vereadores têm de se deslocarem à Capital.

VALADARES TERÁ APOIO TÉCNICO PARA IMPLANTAR ESCOLA

Na solenidade desta terça-feira (9/4/2002), foi assinado convênio também com a Câmara Municipal de Governador Valadares, relativo ao apoio da Escola do Legislativo à implantação da Câmara-Escola naquele município. Na opinião do presidente da Câmara, vereador Leonardo Monteiro, a assinatura do convênio obedece ao objetivo de capacitação contínua do Parlamento para melhor atender à comunidade mineira.

O deputado federal e ex-deputado estadual Cleuber Carneiro, também presente à solenidade, reafirmou a importância da Escola do Legislativo da Assembléia mineira. O gerente-geral da Escola, Alaôr Messias Marques Júnior, destacou que está sendo implementado um conjunto de iniciativas para o atendimento do público do interior do Estado, oferecendo-se cursos aos vereadores e incentivando as Câmaras a terem seus próprios núcleos de treinamento, à semelhança da Escola do Legislativo.

Presenças - Compuseram a Mesa dos trabalhos o presidente Antônio Júlio (PMDB); o 1º-secretário, deputado Mauri Torres (PSDB); o vice-presidente do Tribunal de Contas, ex-deputado estadual Simão Pedro Toledo; o deputado federal Cleuber Carneiro; a presidente da Uvemig, Branca Castilho de Souza Cunha; e o presidente da Câmara de Governador Valadares, Leonardo Monteiro. Participaram também da solenidade os deputados José Henrique (PMDB), José Braga (PMDB), Cristiano Canêdo (PTB), Gil Pereira (PPB), Wanderley Ávila (PPS), Antônio Andrade (PMDB) e deputada Maria Olívia (PSDB), além de vários vereadores do interior, diretores da Assembléia e equipe de servidores da Escola do Legislativo.

PROGRAMAÇÃO

* Timóteo (dias 25 e 26 de abril)

* Montes Claros (dias 16 e 17 de maio)

* Pará de Minas (dias 27 e 28 de junho)

* Pouso Alegre (dias 11 e 12 de julho)

* Uberlândia (dias 22 e 23 de agosto)

* Juiz de Fora (dias 12 e 13 de setembro)

* Belo Horizonte (dias 26 e 27 de setembro)

CONTEÚDO

O ciclo de palestras "O vereador no século XXI - O município e a nova realidade mundial" vai abordar quatro grandes temas:

* Painel 1: "O vereador, um cidadão do mundo - As políticas públicas municipais e os desafios da globalização e da era da informação"

* Painel 2: "O vereador, um legislador para o futuro - O Município e a Câmara Municipal no Estado Democrático de Direito"

* Painel 3: "O vereador, um fiscalizador fiscalizado - A Câmara Municipal e o vereador como agentes e sujeitos de fiscalização"

* Painel 4: "O vereador, um parceiro da sociedade - O exercício ético e legítimo de uma nova representação política"

 

 

 

 

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715