Evento marca lançamento de concurso de sites de turismo

Promover o turismo em Minas Gerais, identificando as qualidades turísticas dos municípios e das regiões mineiras, e i...

02/04/2002 - 22:05
 

Evento marca lançamento de concurso de sites de turismo

Promover o turismo em Minas Gerais, identificando as qualidades turísticas dos municípios e das regiões mineiras, e incentivar a divulgação e apresentação das potencialidades do estado são alguns dos objetivos do I Concurso de Sites de Turismo em Minas Gerais, lançado, nesta terça-feira (2/4/2002), na Assembléia Legislativa. O presidente da Assembléia, deputado Antônio Júlio (PMDB), destacou a importância da parceria com os legislativos municipais, que receberão as inscrições dos concorrentes do concurso e farão a primeira seleção dos melhores sites. O senador José Alencar (PL/MG) também participou do evento e elogiou a iniciativa, lembrando que o turismo é uma das mais importantes atividades culturais e econômicas.

A presidente da Comissão de Turismo, Indústria e Comércio da Assembléia, deputada Maria Olívia (PSDB), ressaltou as belezas de Minas Gerais, as riquezas e atrações do Estado para os turistas. Ela também lembrou a potencialidade na geração de empregos e defendeu a valorização das atrações de Minas. O presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs), Milton Reis, falou em nome das entidades que apoiam o concurso. Para ele, o que está em jogo é a competição entre os municípios para saber quem oferece mais e quem vai receber melhor os turistas. "Queremos fazer de Minas um estado que possa receber o turista com orgulho", acrescentou. A Federação das CDLs ofereceu o prêmio do concurso - um automóvel zero quilômetro.

A presidente da União dos Vereadores de Minas Gerais (Uvemig), Branca Castilho Souza Cunha, agradeceu a oportunidade de parceria com a Assembléia e disse que a competição fará com que as cidades se preparem melhor para receber os turistas. Também participaram da solenidade diversos deputados estaduais, vereadores e prefeitos de municípios mineiros.

GERAÇÃO DE EMPREGOS

O assessor da Presidência da Assembléia, Rozendo Magela Reis, idealizador do concurso, destacou a possibilidade de geração de trabalho, emprego e renda, nos municípios, com o estímulo ao turismo. Ele lembrou que as câmaras municipais podem atuar no incentivo e regulamentação do setor, além de buscar fontes de financiamento para treinamento de pessoal e pequenos investimentos. As linhas de crédito para o turismo são oferecidas pelo Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. Segundo ele, serão destinados R$ 30 milhões para cursos de treinamento de pessoal com recursos do Fundo de Apoio ao Trabalhador (FAT). Uma iniciativa já tomada foi a apresentação, pelo deputado Antônio Júlio (PMDB), do Projeto de Lei (PL) 1.990/2002, que dispõe sobre a concessão de incentivos fiscais a projetos turísticos no Estado. O projeto já foi apreciado pela Comissão de Constituição e Justiça da Assembléia.

O I Concurso de Sites de Turismo em Minas Gerais é uma iniciativa conjunta da Assembléia com a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs) de Minas Gerais, a União dos Vereadores do Estado (Uvemig) e a Faculdade Internacional de Ciências Empresariais. O primeiro colocado de cada cidade irá participar da final do concurso, e o autor do site vencedor será premiado com um automóvel zero quilômetro, oferecido pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas. O julgamento final será realizado na Assembléia Legislativa, de 12 a 16 de agosto, por uma comissão cujos integrantes serão ainda definidos mas que será composta por 10 pessoas, entre deputados e especialistas do segmento. Serão julgados o conteúdo, a criatividade, a facilidade de navegação e a atratividade do site.

As inscrições poderão ser feitas até o dia 15 de junho, nas Câmaras Municipais de cada cidade, por meio de ficha de inscrição que estará disponível no site da Assembléia - www.almg.gov.br - a partir do dia 8 de abril. O concurso é aberto à participação de qualquer pessoa, física ou jurídica, individualmente ou em grupo, e somente poderão concorrer aqueles sites que obedecerem às normas legais em vigor.

CÂMARAS MUNICIPAIS VÃO INDICAR OS MELHORES DA CIDADE

A primeira fase de avaliação do concurso será realizada na Câmara Municipal de cada município, que vai formar uma comissão com vereadores e especialistas para escolher os três melhores sites criados para divulgar a cidade. Essa fase de julgamento local acontecerá de 10 a 17 de julho e as Câmaras poderão aderir ao concurso até o dia 31 de maio.

Os sites vencedores na etapa municipal receberão um certificado da Assembléia Legislativa, que manterá os respectivos links em sua página por, no mínimo, um ano, contado a partir da realização do concurso. Esses links poderão também ficar disponíveis em páginas de outras instituições ou entidades interessadas.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715