Analisado projeto que autoriza contratação de empréstimo

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou, nesta quarta-feira (6/3/2002), parecer favorável ao Projeto de Le...

06/03/2002 - 21:50
 

Analisado projeto que autoriza contratação de empréstimo

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou, nesta quarta-feira (6/3/2002), parecer favorável ao Projeto de Lei (PL) 1.926/2001, do governador do Estado, que autoriza o Executivo a contratar empréstimo com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), destinado ao Projeto de Combate à Pobreza Rural da Região Mineira do Nordeste (PCPR). O relator, deputado Geraldo Rezende (PMDB), opinou pela constitucionalidade, legalidade e juridicidade da proposta. Ele apresentou a emenda nº 1 ao projeto, que determina a inclusão da expressão "norte-americanos" após a palavra "dólares", referindo-se aos valores do empréstimo e contrapartidas.

O projeto, que tramita em 1º turno, estava sendo analisado pela CCJ na última reunião da Comissão, nesta terça-feira (5/3/2002), mas o deputado Ermano Batista (PSDB) pediu vista do parecer sobre a matéria, para buscar informações sobre a origem do nome do programa e a possibilidade de modificações na proposição. A Comissão foi informada de que essa nomenclatura é uma exigência do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), órgão financiador do projeto. Diante disso, o parecer do relator Geraldo Rezende, apresentado na última reunião da Comissão, foi aprovado sem mudanças.

Afro-brasileiros - Recebeu parecer pela antijuridicidade, inconstitucionalidade e ilegalidade o PL 1.883/2001, do deputado Paulo Piau (PFL), que tramita em 1º turno e estabelece meios de incentivo ao acesso de estudantes afro-brasileiros na educação infantil, no ensino fundamental e médio, ministrados por escolas da rede pública estadual. O deputado Agostinho Silveira (PL), relator da matéria, afirmou que a reserva de cotas é incompatível com os comandos constitucionais que determinam a oferta gratuita e a universalização dos ensinos. O deputado Sebastião Costa (PFL) pediu vista do parecer, solicitação atendida pelo presidente da Comissão, deputado Geraldo Rezende (PMDB).

Foi aprovado, ainda, parecer, também do deputado Agostinho Silveira (PL), pela antijuridicidade, inconstitucionalidade e ilegalidade do PL 1.905/2001, que tramita em turno único. Do deputado João Leite (PSB), o projeto institui, em Minas Gerais, o Dia Comemorativo da Independência do Estado de Israel. Em sua justificativa, o relator explica que não cabe ao Brasil, país soberano, comemorar a independência de outra nação. "Israel tem suas leis básicas, com status condicional, dispondo sobre sua organização como Estado, tem os seus símbolos nacionais e, com certeza, também suas datas cívicas, entre elas o dia comemorativo da sua independência", afirmou o relator.

A CCJ aprovou, também, parecer sobre o PL 1.934/2002, do governador, que autoriza o Poder Executivo a doar ao município de Itaobim o imóvel que especifica. O relator, deputado Agostinho Silveira (PL), opinou pela constitucionalidade, legalidade e juridicidade da proposta. Segundo ele, com a doação a cidade poderá dar manutenção ao imóvel de acordo com as necessidades da comunidade.

Dois projetos que tramitam em turno único e dispensam a apreciação do Plenário da Assembléia também foram analisados pela CCJ. O PL 1.782/2001, do deputado Dinis Pinheiro (PL), que altera denominação da Escola Estadual Presidente João Goulart, no município de Taquaraçu de Minas, recebeu parecer pela antijuridicidade e ilegalidade, aprovado pela Comissão. Entre as justificativas do relator, deputado Dilzon Melo (PTB), está a de que a pessoa homenageada não demonstra relação com a área educacional, o que é um requisito para a mudança do nome. Em relação ao PL 1.837/2001, do deputado Márcio Cunha (PMDB), que dá o nome de Rodovia Guido Assunção à MG-752, que liga Materlândia a Rio Vermelho, foi pedida diligência pelo relator, deputado Ermano Batista (PSDB).

Presenças - Participaram da reunião os deputados Geraldo Rezende (PMDB), presidente; Agostinho Silveira (PL), vice-presidente, Ermano Batista (PSDB), Márcio Kangussu (PPS), Sebastião Costa (PFL) e Dilzon Melo (PTB).

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715