Debate Público sobre previdência terá participação pelo 0800

Representantes dos três Poderes e dos servidores públicos vão ter a oportunidade de promover, nesta terça-feira (5/3/...

01/03/2002 - 13:57
 

Debate Público sobre previdência terá participação pelo 0800

Representantes dos três Poderes e dos servidores públicos vão ter a oportunidade de promover, nesta terça-feira (5/3/2002), uma ampla discussão sobre o Projeto de Lei Complementar (PLC) 48/2001, do governador, que dispõe sobre o sistema estadual de previdência social e da assistência aos servidores públicos de Minas Gerais. A Assembléia Legislativa de Minas Gerais promoverá um Debate Público sobre o tema, em Plenário, com início às 9 horas. O secretário de Estado de Recursos Humanos e Administração, Mauro Santos Ferreira, atuará como expositor e os debatedores serão representantes do Ipsemg, demais Poderes, da Associação dos Magistrados Mineiros e dos servidores (veja programação abaixo).

Participação pelo 0800 - O coordenador do evento será o deputado Eduardo Brandão (PL), presidente da Comissão de Administração Pública da Assembléia. Ele é o autor de requerimento solicitando audiência com convidados para discutir o PLC 48/2001. Como em todo Debate Público promovido pelo Legislativo mineiro, quem não estiver no Plenário e quiser participar poderá fazer perguntas pelo telefone 0800-310888. A TV Assembléia (canal 11 do sistema a cabo, em Belo Horizonte) transmitirá o evento ao vivo. O Debate Público servirá de subsídio para elaboração do parecer do deputado Eduardo Brandão (PL) sobre o projeto. A matéria, que tramita em 1º turno, está sendo analisada, agora, pela Comissão de Administração Pública.

Segundo o presidente da Assembléia, deputado Antônio Júlio (PMDB), os parlamentares mineiros têm consciência da importância e urgência do projeto, que vai demandar estudos e projeções diversas. O PLC 48/2001 precisa ser aprovado até o final de março. Caso contrário, o Estado de Minas Gerais deixará de receber recursos da União, como prevê o Decreto Federal 3.788/2001, que trata também do Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP).

O presidente lembrou, na reunião preparatória do evento, que o Debate Público deve ser, sobretudo, uma reunião de trabalho, um momento em que todos os segmentos envolvidos possam encaminhar propostas visando a uma solução ideal para a questão da previdência estadual. Ele ressaltou que a discussão da matéria é antiga e lembrou que a Assembléia já promoveu debates sobre o tema, entre eles os eventos realizados em 1999 e 2000.

Texto na Internet - O texto do projeto pode ser consultado na home page da Assembléia (www.almg.gov.br), sob o título Atividade parlamentar/Projetos em tramitação. Matérias jornalísticas sobre a proposição podem também ser consultadas nos itens Agenda da Assembléia/Notícias.

PROGRAMAÇÃO DO DEBATE PÚBLICO

O expositor do Debate Público é o secretário de Estado de Recursos Humanos e Administração, Mauro Santos Ferreira, e os debatedores são os seguintes:

* Desembargador José Fernandes Filho, ex-presidente do Tribunal de Justiça e presidente da Comissão Supervisora dos Juizados Especiais de Minas Gerais;

* Marcial Vieira de Souza, diretor-geral da Procuradoria-Geral de Justiça do Estado;

* João Diniz Pinto Júnior, presidente do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg);

* Eduardo Carone Costa, conselheiro-corregedor do Tribunal de Contas;

* Doorgal Gustavo Borges de Andrada, juiz-presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis);

* Representantes dos servidores públicos estaduais dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, do Ministério Público e do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715