CPI do Sistema Prisional colhe depoimento a portas fechadas

A CPI do Sistema Prisional ouviu, nesta terça feira (26/2/2002), seu primeiro depoente, o diretor-coordenador da Asso...

27/02/2002 - 19:04
 

CPI do Sistema Prisional colhe depoimento a portas fechadas

A CPI do Sistema Prisional ouviu, nesta terça feira (26/2/2002), seu primeiro depoente, o diretor-coordenador da Associação Sindical dos Servidores da Secretaria de Estado da Justiça e Direitos Humanos, Marcos Terrinha. Segundo o presidente da Comissão, deputado Ermano Batista (PSDB), a partir do depoimento foi possível perceber um envolvimento de autoridades na "facilitação da vida" de prisioneiros poderosos. "A testemunha é um profundo conhecedor das mazelas que acontecem nas penitenciárias mineiras e que precisam ser apuradas", afirmou. O sub-relator da CPI, deputado Alberto Bejani (PFL), disse que 90% das fugas dos presídios são de grandes quadrilhas que pagam altos preços às autoridades para ganharem a liberdade.

O convidado foi ouvido a portas fechadas, com o objetivo de garantir que o depoimento não influencie os próximos convidados. A reunião foi gravada para o caso de ser necessária uma futura acareação. Essa CPI, instalada a requerimento do deputado Irani Barbosa (PSD), foi criada para apurar o funcionamento do sistema prisional de Ribeirão das Neves e outros municípios, verificando a possível participação do poder público, com grupos criminosos organizados, no esquema de facilitação de fuga, tráfico de drogas, liberdade e soltura extralegal.

Ainda durante a reunião, foram aprovados oito requerimentos. Quatro do deputado Eduardo Brandão (PL), em que solicita: à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos cópia dos livros de registro de plantões dos estabelecimentos penais de regime fechado, dos últimos três anos; ao Comando Geral da PMMG, a relação de boletins de ocorrência referentes a problemas em todos os estabelecimentos penais do Estado, nos últimos três anos, e cópia de relatórios sobre problemas na guarda externa ocorridos nas penitenciárias que menciona; aos veículos de imprensa, cópias de fitas de reportagens sobre rebeliões e denúncias de corrupção nos estabelecimentos penais do Estado.

Cópia de reportagens

Foram aprovados dois requerimentos do deputado Irani Barbosa (PSD), solicitando: à Rede Globo de Televisão, cópia da reportagem sobre o comportamento dos promotores do Município de Araxá, veiculada em 20/2/2002; e à TV Alterosa, cópia de reportagem sobre irregularidades existentes no sistema prisional de Contagem, veiculada em 19/2/2002. O deputado Alberto Bejani requer que seja intimado o detento Marcelo José de Morais e solicita à TV Panorama de Juiz de Fora cópia da reportagem sobre denúncia contra policiais militares lotados no Município de Cataguases, exibida em 26/2/2002.

Presenças - Participaram da reunião os deputados Ermano Batista (PSDB), presidente; Alberto Bejani (PFL), Dilzon Melo (PTB), Eduardo Brandão (PL), Irani Barbosa (PSD) e Luiz Tadeu Leite (PMDB).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715