Siafi-Assembléia é aprovado em 1º turno

O Plenário da Assembléia aprovou na reunião ordinária desta terça-feira (18/12/2001), em 1º turno, a criação e a impl...

18/12/2001 - 21:17
 

Siafi-Assembléia é aprovado em 1º turno

O Plenário da Assembléia aprovou na reunião ordinária desta terça-feira (18/12/2001), em 1º turno, a criação e a implementação do Sistema Integrado de Administração Financeira da Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais (Siafi-Assembléia), proposta no Projeto de Resolução (PRE) 1.803/2001, de autoria da Mesa da Assembléia. O projeto disciplina os mecanismos e o prazo para a criação do Siafi-Assembléia, cuja implantação tem o propósito de promover a simplificação e a racionalização da gestão orçamentária e financeira, assegurar a transparência na administração dos recursos e contribuir para maior eficiência no processo de consolidação das contas estaduais. Com isso, o Legislativo deverá disponibilizar aos interessados o demonstrativo mensal da execução orçamentária, segundo a natureza da despesa, bem como o Relatório de Gestão Fiscal.

Os deputados rejeitaram, por 42 votos contrários e 7 favoráveis, a emenda nº 1, que propunha facultar ao Ministério Público o acesso ao sistema, mediante senha personalizada. Também foi rejeitada, por 44 votos contrários e 11 favoráveis, a emenda nº 2, da Bancada do PT, que visava alterar o artigo 2º do projeto, para que fossem incluídos, entre aqueles a quem se faculta o acesso ao banco de dados Siafi-Assembléia, ao lado do Tribunal de Contas, todos os parlamentares estaduais.

SERVIDORES DA SAÚDE

Sob aplauso das galerias lotadas de servidores da área de saúde, o Plenário aprovou, em 1º turno, os Projetos de Lei 1.760/2001 e 1.761/2001, ambos de autoria do governador do Estado. O PL 1.760/2001 dispõe sobre a recomposição das tabelas de valores mensais dos cargos e das funções de chefia do Quadro Especial da Fundação Hospitalar do Estado (Fhemig), e foi aprovado com as emendas 1 a 3, beneficiando servidores da Fundação Hemominas e do Instituto de Previdência dos Servidores Estaduais (Ipsemg). O PL 1.761/2001 institui a gratificação-saúde para os servidores das classes de cargos que menciona do Quadro Especial de pessoal da Secretaria de Estado da Saúde. O projeto foi aprovado com as emendas nº 3 - que estende o benefício aos servidores da área administrativa da Secretaria - nº4 e 6, e subemendas nº 1 às emendas nº1, 2 e 5. Os dois projetos voltarão a ser apreciados pelo Plenário, em 2º turno, antes de serem enviados à sanção do governador.

ANISTIA DE IPVA

Ainda na reunião ordinária desta terça-feira (18), vários deputados revezaram-se na Tribuna para obstruir a votação do PL 162/99, do deputado Ronaldo Canabrava, que dispõe sobre o parcelamento de débitos com o IPVA. Eles queriam que o substitutivo e as emendas apresentados em Plenário, durante a fase de discussão, fossem analisados em Comissão antes de serem votados. Por 30 votos contrários e 14 a favor, foi rejeitado requerimento do deputado Adelmo Carneiro Leão (PT) pedindo que a matéria fosse apreciada pela Comissão de Constituição e Justiça. Outro requerimento, do deputado Miguel Martini (PSB), solicitando que o projeto fosse submetido a votação nominal, também foi rejeitado pelos deputados, por 25 votos contrários e 16 favoráveis.

DESIGNAÇÃO DE COMISSÕES DE VETO

Foram designados os integrantes de três Comissões Especiais de Veto:

* Comissão Especial para emitir parecer sobre Veto Parcial à Proposição de Lei 14.959 (ex-PL 1.300/2000, do deputado Dinis Pinheiro (PL), que trata de reversão de imóvel ao Município de Ibirité). A Comissão terá como integrantes os deputados Ivair Nogueira (efetivo) e Geraldo Rezende (suplente), pelo Bloco Parlamentar Democrático Progressista; Maria Olívia e Elbe Brandão, pelo PSDB; Fábio Avelar e Ailton Vilela, pelo PTB; João Batista de Oliveira e Sargento Rodrigues, pelo PDT; e Pinduca Ferreira e Dalmo Ribeiro Silva, pelo PPB.

* Comissão Especial para emitir parecer sobre o Veto Total à Proposição de Lei 14.962 (ex-PL 1.450/2001, da deputada Maria José Haueisen (PT), que obriga o fornecedor de produto ou serviço a fazer constar, em formulário destinado ao consumidor, o nome do responsável pelos atos da empresa). Deputados: Jorge Eduardo de Oliveira (efetivo) e Doutor Viana (suplente), pelo Bloco Parlamentar Democrático Progressista; Eduardo Brandão e Marco Regis, pelo PL; Hely Tarqüínio e Amilcar Martins, pelo PSDB; Bilac Pinto e Sebastião Costa, pelo PFL; e Maria José Haueisen e Rogério Correia, pelo PT.

* Comissão Especial para emitir parecer sobre o Veto Parcial à Proposição de Lei 14.951 (ex-PL 85/2000, do deputado Dalmo Ribeiro Silva (PPB), que acrescenta os parágrafos 20 e 21 ao artigo 12 da Lei 6.763/75, que consolida a legislação tributária do Estado. Deputados: Márcio Kangussu (efetivo) e Chico Rafael (suplente), pelo Bloco Parlamentar Democrático Progressista; João Paulo e Agostinho Silveira, pelo PL; Dilzon Melo e Agostinho Patrús, pelo PTB; Marcelo Gonçalves e Carlos Pimenta, pelo PDT; e Miguel Martini e João Leite, pelo PSB.

REQUERIMENTOS DEFERIDOS

Foram deferidos pela Presidência os seguintes requerimentos:

* Da deputada Maria José Haueisen (PT), pedindo que o PL 15/99, de sua autoria, que proíbe o pagamento de pensões e aposentadorias aos agentes públicos que menciona, seja incluído na ordem do dia do Plenário;

* Do deputado Antônio Carlos Andrada (PSDB), solicitando que seja feita revisão das conclusões do relatório final da Comissão Especial do BDMG; e

* Do deputado Antônio Carlos Andrada, requerendo que o PL 1.861/2001 seja encaminhado para exame pelo Plenário.

PARECERES DE REDAÇÃO FINAL

Foram aprovados pareceres de redação final sobre as seguintes proposições: PLC 35/2001, do deputado Ivair Nogueira (PMDB), que inclui o município de Itatiaiuçu na Região Metropolitana de Belo Horizonte, excluindo-o do Colar Metropolitano (altera os art. 7 e 21 da Lei Complementar 26/93); e PLs 1.197/2000, do governador, que dispõe sobre o Conselho de Desenvolvimento Industrial (Coind); 1.418/2001, do deputado Eduardo Hermeto (PFL), que autoriza o Executivo a reverter imóvel ao município de Alpinópolis e 1.575/20001, do deputado João Batista de Oliveira (PDT), que inclui o café na merenda escolar.

COMUNICAÇÕES

Na reunião, foi lida comunicação do deputado Sebastião Costa, líder do PFL, dando conta de sua indicação como membro efetivo da Comissão Especial dos Servidores Designados e cedendo à bancada do PT a vaga de suplente do PFL. Também foi lida comunicação do líder do PT, deputado Adelmo Carneiro Leão, indicando a deputada Maria José Haueisen (PT) para membro suplente da Comissão Especial dos Servidores Designados.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715